24 de mar. de 2020

Produtores de Montepulciano 16 – Podere Casanova



Data de fundação 2015

Propriedade: Agrigeo

Local: Montepulciano

Vinhedos: 15 hectares 1 de Nobbile, 1 de Rosso, e 13 de outros)

Produção: 60 mil de garrafas ano.

Enólogo: Franco Barnabei

Vinhos elaborados: Rosso di Montepulciano, Nobile di Montepulciano, Vino Nobile di Montepulciano Settecento, Irripetibile supertoscan, Legena IGT, Spumante Bulles Brut, Spumante Caterina Rosé.

Visitas: Com agendamento, venda de vinhos no local.


 Informações Gerais
Podere Casanova é uma vinícola nova pertencente a um casal veneto que tem uma paixão muito grande pela Toscana pela sua história e natureza. Susanna e Isidoro, proprietários da vinícola e do hotel, resumem a filosofia do seu empreendimento:   ” Por opção de vida e profissional, sempre nos comprometemos a proteger a paisagem e contra qualquer desperdício de recursos. Por esse motivo, desde tenra idade, nos aventuramos com ímpeto em empresas voltadas para a sustentabilidade, em particular com a recuperação de usinas hidrelétricas desativadas e reativadas para a produção de energia limpa. A decisão de dar nova vida a Podere Casanova decorre dessa visão e da crença de que ela representa as peculiaridades de nossos melhores recursos”. Seus vinhedos são recentes tendo como principais variedades a Sangiovese, Merlot, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon, Syrah, Sauvignon Blanc, Petit Manseng e Grechetto , por ai já podemos notar sua opção por explorar a tradição local de fazer vinhos com a Sangiovese, mas também experimentar a adaptação de novas variedades não tão utilizadas na região. Vale a pena lembrar que também são um dos poucos produtores locais a elaborar espumantes, talvez  até por conta de serem vênetos.

Vinhos provados

 Nobile di Montepulciano Casanova 2017 – Corte 97% Sangiovese e 3% de outras uva  com passagem de 18  meses por botes francesas, com 15 % de álcool e preço de 22 euros para consumidor final. Rubi indo para granada, alta concentração, leve halo. Cereja, cacau, tabaco floral e herbáceo.  Na boca, boa acidez, taninos ainda adstringentes, corpo médio, final seco, confirmando a cereja e toque de baunilha. . Vinho mais moderno mas bem elaborado  88/100

Nenhum comentário:

Postar um comentário