Foi com muito prazer que participei nos últimos dias 15 e 16 de Fevereiro do Anteprima 2011 dos Chianti Classico que ocorreu na Stazione Leopolda, na cidade de Firenze, coração da Toscana. Foram dois dias de puro prazer provando o que de melhor existe hoje em terras do Galo Nero. O evento contou com 169 produtores que enviaram seus Chianti Classico, e seus Riserva somando quase 300 vinhos. A Mídia nacional e internacional esteve em peso com quase 200 jornalistas presentes, incluindo os representantes de 29 países dentre os quais o Brasil que eu tive o privilegio de representar. No primeiro dia participamos da “Degustação Principal", onde nos foram disponibilizados todos os vinhos com lançamento previsto para este ano, mais os Anteprima que descrevo abaixo:
Chianti Classico – 164 exemplares
52 da safra 2009 (Anteprima)
87 da safra 2008
23 da safra 2007
2 da safra 2006.
Chianti Classico Riserva - 129 exemplares:
2 da safra 2009 (Anteprima )
2 da safra 2009 (Anteprima )
34 da safra 2008 ( Anteprima)
71 da safra 2007
16 da safra 2006
4 da safra 2005
2 da safra 2004.
Interessante notar a diferente estratégia adotada por cada um dos participantes com alguns produtores colocando/lançando vinhos mais maduros, enquanto outros com suas safras que ainda estão em processo de maturação em barricas, aproveitando a presença dos críticos e jornalistas especializados para darem suas opiniões sobre o potencial dos vinhos.
No dia seguinte uma grande feira com a presença dos produtores que atenciosamente atendiam à mídia em seus stands particulares. Neste ano a organização caprichou permitindo que os produtores além dos vinhos servidos no dia anterior assim como exemplares de outras safras apresentassem também seus IGTs produzidos dentro do mesmo território do Galo Nero. Importante porque hoje em dia devido ao sucesso dos Super toscanos alguns destes IGTs são mais conhecidos e comercializados do que os próprios Chianti Classico. Paralelamente aos vinhos, muitos produtores mostraram seus azeites de oliva elaborados sob a DOP Chianti Classico. Alem dos dois eventos maiores, tivemos um jantar de gala e foram viabilizadas visitas a alguns produtores para os jornalistas que tivessem interesse.
Nos dados apresentados por Marco Pallanti presidente do Consorcio e seus assistentes as vendas de Chianti Classico durante o ano de 2010 recuperaram as perdas de 2009 devidas a crise mundial, ficando 21% acima do ano passado, e com perspectivas para este ano ser ainda mais promissor, pois Janeiro de 2011 já foi 12% maior do que no ano passado. Por outro lado fiquei chocado com a pequena participação que o Brasil tem no volume total de consumo de vinhos do Chianti Classico, não acreditei quando vi que estamos incluídos no grupo de “outros países” que tem conjuntamente míseros 3%. Líder absoluto em compras os Estados Unidos contam com 27% do volume, batendo a própria Itália com 23%, a Alemanha vem a seguir com 12%, Canadá com 8%, Reino Unido 7%, Japão 4%, Holanda 3%, Suécia 3%, e Rússia 2% completam o numero final.
Nos próximos dias estarei divulgando o nome dos vinhos que nos foram disponibilizados assim como os meus favoritos, escolhidos entre os 140 exemplares que tive condições de degustar entre os 300 presentes
Salute Galo Nero
Walter Tommasi
Walter que legal heim!!!
ResponderExcluirParabéns pela viagem e pelo post, está muito bom.
A sua sensibilidade merecia estar por lá!
Abs e saúde
Silvestre
Olá Tommasi, bom dia!
ResponderExcluirMeu nome é Alexandre Ribeiro, trabalho no departamento de marketing da Exponor Brasil, empresa organizadora do ExpoVinis Brasil.
Para comemorar a 15ª edição da maior feira de vinhos da América Latina, lançamos uma promoção exclusiva ao público da internet.
Você foi pré-selecionado para participar da Promoção:
“Um brinde à criatividade – ExpoVinis Brasil 2011”
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Um abraço
Caro Silvestre
ResponderExcluirAgradeço tuas palavras. Espero um dia ter um blog tão bom quanto o teu , que considero um dos melhores do Brasil. Pena a pequena representação brasileira, e pelo visto ainda vai demorar para que tenhamos um grupo significativo, pois temos um insignificante volume de vendas dos Chiantis em suas estatisticas ( O Brasil esta junto a outros países no grupo "outros" que tem apenas 3% das vendas ) Surpreendente este pequeno volume para vinhos tão maravilhosos e que tem um custo benefício tão bom.