13 de set. de 2018

Vertical de Stag’s Leap Wine Cellars é tudo de bom

Pablo Porretti


Nesta 3ª feira tive o prazer de participar de mais uma vertical de vinhos de altíssimo padrão de qualidade, o Stag’s Leap Wine Cellar SLV, organizado pela Winebrands. Definitivamente degustar o mesmo vinho em diferentes safras é uma de minhas atividades favoritas neste maravilhoso mundo dos vinhos. A apresentação ficou por conta de Pablo Porretti gerente comercial da marca para a America Latina. A vinícola foi fundada em 1970, e já em 1976 se tornou mundialmente famosa por seu surpreendente Stag’s Leap Wine Cellar SLV Cabernet Sauvignon 1973 que venceu a mítica degustação às cegas conhecida como Julgamento de Paris, frente a grandes nomes de Bordeaux como Mouton Rothschield, Chateau Montrouse,  Haut Brion e outros. E foi este maravilhoso vinho, em suas versões mais jovens, que tivemos a oportunidade de degustar.
As quatro safras e dois felizes degustadores 

Stag’s Leap Wine Cellars 2008 SLV – Varietal 100% Cabernet Sauvignon, com 14,5 % de álcool, com passagem de 24 meses por barricas francesas, sendo 87% novas. A safra de 2008 foi marcada por fortes geadas em Abril e Maio o que prejudicou a florada reduzindo os rendimentos, mas pelo menos a época de colheita foi calma com bom clima. O vinho apresentou cor granada de média intensidade e presença de halo de evolução intenso. Olfativamente complexo com amoras bem maduras, ameixa, chá preto, ervas aromáticas, leve toque de erva doce, e tostado bem agradável. Na boca, elegante, taninos delicados, corpo médio, macio, final de boca confirmando a fruta e trazendo chocolate. Foi minha segunda safra favorita

Stag’s Leap Wine Cellars 2009 Cabernet Sauvignon SLV – Varietal 100% Cabernet Sauvignon, com 13,5% de álcool, com passagem de 24 meses por barricas  francesas, sendo 84% novas. A safra de 2009 teve com características um clima ameno e frio que gerou uvas mais saudáveis resultando em vinho mais estruturados e harmoniosos. Foi minha safra favorita com certa distância das outras três. Granada, média concentração, com halo de evolução. Olfativamente complexo com predominância da cereja madura, especiarias, ervas aromáticas, tabaco, e floral lembrando violetas. Na boca, ótima acidez, taninos finos empoeirados, suculento, corpo médio, e final de boca longo frutado e muito elegante. 

Stag’s Leap Wine Cellars 2010 Cabernet Sauvignon SLV – Varietal 100% Cabernet Sauvignon, com 14,5% de álcool, com passagem de 20 meses por barricas  francesas, sendo 94% novas. Safra atrasada inicialmente por conta das chuvas, e verão frio, atraso de duas semana na colheita, entretanto o final de Agosto foi bastante quente. Tal atraso na maturação e o aquecimento final das uvas deixou os vinhos mais estruturados e aromáticos. Belíssimo vinho, mas foi a safra que menos me encantou entre as quatro servidas. Rubi extra tinto, leve halo. Cerejas maduras, especiarias, herbáceo e tostado. Na boca boa acidez, taninos finos intensos, ponta de álcool e final de boca frutada, quente com presença mais marcada de terciários.

Stag’s Leap Wine Cellars 2011 Cabernet Sauvignon SLV – Varietal 100% Cabernet Sauvignon, com 13,5% de álcool, com passagem de 20 meses por barricas francesas. Safra marcada por clima mais frio que ano anterior, até mesmo o verão foi ameno, e também de colheita atrasada. A maturação foi menor do que a safra anterior o que acabou gerando vinhos mais delicados e elegantes. Esta safra para mim ficou em terceiro lugar. Granada extra tinto com ligeiro halo de evolução. Cereja, chocolate, amêndoas tostadas, chá e tabaco. Na boca ótima acidez, taninos estruturados, mas finos, bom corpo, álcool ok, final de boca com frutas e terciários.

A importadora tem em seu portfólio a safra 2009 que foi minha favorita, definitivamente uma grande oportunidade para quem tem bala para comprar este verdadeiro ícone. Preço R$ 2.398,00 a garrafa . Um agradecimento especial a equipe da Winebrands por este delicioso convite. Sucesso !

Winebrands - Site: www.winebrands.com.br   - Fone (011) 2344 5555

Nenhum comentário:

Postar um comentário