25 de mar. de 2011

Grandi Marchi um verdadeiro show de bola





Parece que os italianos estão começando a ver o Brasil com bons olhos e as entidades responsáveis pela divulgação começam a se mexer para promover os vinhos de seus associados. No último dia 23 de Março, o Instituto do Vinho Italiano de Qualidade –“ Grandi Marchi “ organizou um grande evento no Hotel Unique, sendo o mesmo dividido em duas partes, a primeira , uma degustação formal de um exemplar de cada produtor presente no evento, destinada a mídia especializada, e formadores de opinião , e a segunda em formato de feira com cada produtor  apresentado suas linhas de produtos aberto a mídia, formadores de opinião somelliers, assim como a clientes especiais das importadoras.

A primeira parte do evento esteve a cargo do nosso companheiro Arthur Azevedo que alem de fazer o papel de anfitrião também deu informações de cada um dos vinhos apresentados assim como uma rápida descrição organoleptica  dos mesmos.


O “Grandi Marchi”é um consorcio formado por 15 vinícolas italianas de grande representação em suas regiões de orígem, segue abaixo a lista dos produtores, suas regiões, seus importadores e os vinhos disponibilizados na prova:

Alois Lager ( Alto Adige) – Mistral – Benefizium Pinot Grigio 2008
Antinori (Toscana) – Winebrands – Guado AL Tasso
Ca’Del Bosco ( Lombardia) – Mistral – Ca’Del Bosco Cuvée Prestige
Cantine Giorgio Lungarotti ( Umbria) – Mistral – Rubesco Riserva Vigna Monticchio 2004
Carpené Malvolti ( Veneto) – Franco Suissa – Não participou com exemplar
Jermann ( Friuli) – Cellar – Não participou com exemplar
Michele Chiarlo ( Piemonte) – Zahil – Barbera Nizza La Court 2006
Fonna Fugata ( Sicília) – World Wine – Bem Ryé Passito di Pantelleria
Masi Agrícola ( Veneto) – Mistral – Amarone Costasera Classico 2006
Mastrobernardino ( Campania) – Mistral – Radici Taurasi 2006
Pio Cesare ( Piemonte) – Decanter – Pio Cesare Barolo 2006
Rivera  ( Puglia) – D’Olivino – Il Falcone Castel Del Monte Riserva 2005
Tasca D’Almerita ( Sicília) – Mistral – Rosso Del Conte2005
Tenute Folonari ( Toscana) – Cantu – Baia AL Vento 2007
Umani Ronchi ( Marche) – Expand – Pelago 2006

Vou destacar neste post  apenas o  vinho que mais me agradou , mas prometo na semana que vem colocar pelo menos mais quatro ou cinco vinhos que vieram a seguir.

Tasca D’Almerira Rosso Del Conte 2005 DOC Tenuta Regaleali  -Mistral -  Preço 140,00
Um pouco sobre o produtor – Tradicional vinícola Siciliana pertencente a família Tasca que já está em sua 7ª geração, tem 500 hectares de terra na província de Palermo dos quais 300 deles cultivados com vinhas. Mesmo sendo focados na produção de uvas autoctonas, entre elas a Nero D’Avola que e a principal uva do vinho que provamos, a família planta mais de 40 variedades de uvas locais e internacionais tentando com isto produzir os melhores vinhos que estes blends podem gerar. Atualmente 40% de sua produção é exportada sendo os EUA e a Alemanha seus principais consumidores. Sua linha de vinhos é muito grande composta por: Regaleali ( a principal, onde se encontra o vinho por nos provado), Capofaro, Isola di Mozia, Tenuta Tascante, e Sallier de La Tour.

Descrição do vinho – Lançado em 1970 este vinho já passou por varias fases com fortes variações em seu corte mas este exemplar que provamos é predominantemente Nero D’Avola  55% com uma pitada de Perricone 5% outra autoctona da região, e outras variedades internacionais 30%. Fermentado em tanques de aço inox,  contato com as cascas por 20 dias, malolatica completa, e afinamento/ maturação em barril Frances de 225 litros novos por 18 meses mais  12 meses de garrafa. 14% de álcool.

Rubi violáceo, média concentração, leve halo. Olfativamente complexo e delicado, Cerejas, toque balsâmico, especiarias, pimenta preta, sottobosco, alcaçuz, tostado, e leve mentolado.Na boca, tripé perfeito, macio, elegante, corpo média, persistência longa e retrocosto frutado confirmando o nariz. Um dos mais elegantes Nero D’Avola que já tomei, a um ótimo custo. NOTA 92/100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário