4 de jan. de 2011

PFV – TENUTA SAN GUIDO ( Sassicaia )




Sebastiano Rosa
Pouca gente conhece esta vinícola pelo seu nome, mas certamente todos reconhecem e admiram seu produto Ícone o “Sassicaia”. Vinícola localizada na região de Bolgheri, nova vedete de vinhos da Toscana, pertence à família Incisa della Rocchetta desde 1930 quando o marques Mario Piero casou-se com Clarice della Gherardesca da família de proprietários da área nos últimos 1200 anos. Mario sempre buscou elaborar um vinho com características francesas e quando se mudou para Bolgheri encontrou o que procurava tendo a Cabernet Sauvignon como sua Prima Donna. Um vinho com castas francesas representava um desvio radical das tradições toscanas, pois até o momento ninguém tinha se aventurado na Itália a produzir um vinho com características bordalesas, foi assim que nasceu um super toscano e que hoje já tem sua própria DOC Bolgheri Sassicaia. Por falar em nome, Sassicaia significa terra pedregosa. O representante da empresa na reunião foi Sebastiano Rosa, que também exerce hoje a presidência da PFV. Vamos aos dois exemplares provados:

Sassicaia 2007 - Elaborado com 85% de Cabernet Sauvignon e 15% de Cabernet Franc o mosto permanece por 15 dias em contato com suas cascas, passando posteriormente por 24 meses de maturação em barricas francesas alem de 6 meses em garrafa antes de ser colocado no mercado. Rubi com alta concentração e leve halo de evolução. No olfato, uma explosão de frutas vermelhas maduras, seguida de marcantes aromas terciários como café, couro e tostado. Na boca, chama a atenção sua estrutura, vigoroso, acidez correta, taninos finos ainda verdes, persistência longa e retrogosto frutado confirmando o olfativo. Quero tomar este vinho com mais uns 10 anos de garrafa. NOTA 93/100

Sassicaia 2000 – O mesmo corte descrito acima com sete anos a mais de garrafa, o que arredondou o exemplar e confirmou a característica do Sassicaia ser um vinho que precisa de tempo de maturação para atingir sua plenitude. Granada, alta concentração, halo de evolução. Olfativamente complexo, austero, frutas evoluídas, ameixa preta, toques balsâmicos, tabaco, café, chocolate preto, especiarias e tostado. Na boca, perfeito, tripé correto, muita estrutura taninos doces que ainda querem maturar mais um pouco, carnudo, persistência longa, e retrogosto confirmando olfativo, com ameixa e café. Um vinho pronto, mas com estrutura para durar muitos anos a mais. NOTA 94/100.

Walter Tommasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário