5 de nov. de 2010

Uma vertical de Erasmo de arrasar



Como disse meu amigo Didú Russo, durante a apresentação,“secondo me, este homem é um nobre de verdade, que bom seria se tivéssemos gente assim este por aqui!” Definição perfeita tendo como referência o Conde Francesco Marone Cinzano, um fino, elegante e muito educado italiano, originário do Piemonte e que fez sucesso na Toscana com sua vinícola Col D’Orcia em Montalcino, partindo posteriormente para o desafio de fazer um grande vinho no Chile quando criou o tema de nossa degustação o Erasmo, já considerado por muitos o novo ícone chileno, e que tem uma grande vantagem “O SEU PREÇO É HONESTAMENTE ACESSÍVEL” exatamente como nós, apreciadores vinho de qualidade, estamos sempre buscando. Por que?  Francesco é uma pessoa focada, preocupado com o produto que faz, e com coisas que impactem diretamente nesta qualidade, como tonéis, e rolhas. Para tópicos complementares, como vasilhames pesados, material gráfico caro, ele não dá atenção, sua equipe é enxuta, e produz vinhos da forma mais natural possível, sem grandes fermentos ou técnicas mirabolantes, enfim vive com os pés no chão, e com isto realiza seus grandes sonhos.
Esta deliciosa vertical só foi possível por convite do amigo Rodrigo Gomes da Casa do Porto e se realizou em sua aconchegante sede na Alameda Franca 1228, e como ocorre com todas as coisas boas passou rapidamente, mas certamente marcou nossa memória.

Tivemos oportunidade de provar: Os  Erasmo 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e o 2007
Alem dos Erasmo Torrontel 2006 e 2007 produzida com essa variedade antiga trazida ao Chile pelos jesuítas.


Vamos às minhas anotações das diferentes safras:

Erasmo 2001 – Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, maturação em barricas francesas de 5 e 6 anos de uso. Poda rígida, uvas do vinhedo Caliburo. Rubi indo para granada, alta concentração e halo de evolução. Olfativamente nos remetendo para os vinhos de Bordeaux, cereja no licor, balsâmico, chocolate, terroso, café, e ligeiro mentolado. Na boca muito bem balanceado prevalecendo a acidez, taninos finos, corpo médio e retrogosto com fruta e café. NOTA 90/100.




Erasmo 2002Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, maturação em barricas francesas de uso variado. Poda Rígida, de Caliburo. Granada, alta concentração e halo de evolução. Olfativamente caracterizado por evolução, aromas balsâmicos, vermute, toque ligeiro herbáceo e final com chocolate. Na boca ótima acidez, taninos finos,encorpado, persistência longa , ligeiro álcool sobrando, final de boca frutado e ligeira aspereza.  NOTA 87/100.

Erasmo 2003 – Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, maturação em barricas francesas de uso variado. Poda menos intensa gerando maior produtividade de Caliburo. Rubi, alta concentração e leve halo. Olfativamente trazendo intenso herbáceo, especiarias, toque químico, e mineralidade. Na boca boa acidez, taninos presentes ainda verdes, bom corpo e persistência, retrogosto herbáceo confirmando o nariz.  NOTA 86/100.

Erasmo 2004 – Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, maturação em barricas francesas de uso variado. Poda Rígida de Caliburo e de Secano. Rubi, alta concentração e sem halo. Olfativamente marcado por ameixa, terroso, especiarias, herbáceo e toque floral. Na boca ótima acidez, taninos finos, corpo e persistência longa, ligeiramente alcoólico, final de boca frutado e toques de café.  NOTA 87/100.

Erasmo 2005 – Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, maturação em barricas francesas de uso variado. Poda Rígida de Caliburo e de Secano. Rubi, super concentrado, sem halo. Olfativamente exuberante, ameixas, floral, mineral, especiarias, tostado, resinoso. . Na boca, elegante, ótima acidez, taninos finos ligeiramente verdes estruturado, austero, longo e retrogosto frutado muito agradável.  NOTA 89/100



Erasmo 2006 – Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, maturação em barricas francesas de uso variado. Poda Rígida de Caliburo e de Secano. Rubi, alta concentração, sem halo. Olfativamente, complexo, marcado por frutas negras, toque herbáceo, especiarias, e tostado muito bem integrado. Na boca, ótima acidez, taninos finos ainda verdes corpo médio, e retrogosto frutado.  NOTA 88/100.

Erasmo 2007 – Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, maturação em barricas francesas de uso variado. Poda Rígida de Caliburo e de Secano. Rubi, alta concentração, sem halo. Olfativamente, ligeiramente fechado, ameixa, aromas farmacêuticos, floral lembrando lavanda. Na boca, ótima acidez, taninos ainda verdes, corpo médio, persistência longa e retrogosto marcado por café. Vinho que precisa definitivamente um tempo de garrafa.  NOTA 87/100.

Erasmo Torrontel 2006 – Amarelo com ligeiro toque verdeal, brilhante. Olfativamente, complexo, mel, flor de laranjeira, casca de mexerica, damasco e toque herbáceo.  Na boca, realmente diferenciado, ótima acidez, corpo médio, persistência longa e retrogosto lembrando castanhas e mel. Vinho para conhecedores.  NOTA 88/100.

Erasmo Torrontel 2006 – Amarelo com mais intenso tom verdeal, brilhante. Olfativamente, complexo, mel, flor de laranjeira, damasco, toque cítrico, mais adocicado.  Na boca, boa acidez, macio, corpo médio, persistência longa e retrogosto mais adocicado com muito mel. Vinho mais adequado à demanda do mercado.  NOTA 88/100.


Walter Tommasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário