27 de set. de 2010

O DIA EM QUE CONHECI FRANCO BIONDI SANTI.


Jacopo, Franco e Tommasi
Nesta viagem à Toscana não podia deixar de visitar o vinicultor que simplesmente inventou o Brunello di Montalcino, Biondi Santi! Contato feito antes da viagem, data marcada e muita emoção por visitar um dos maiores ícones dos vinhos italianos. Visita marcada através do simpático Luca Belingardi jovem proprietário da Villa Poggio Salvi e que utiliza a estrutura de distribuição da Biondi Santi para exportar seus produtos ao mundo. 
Toneis Biondi Santi
Ao chegar lá fomos atendidos por educada funcionaria que nos deu umas pinceladas básicas sobre a história da família e de seus produtos, enquanto passeávamos pelo mitológico “Il Greppo” com sua minúscula vinícola, coligada a um belo palácio onde até hoje mora Franco Biondi Santi seu estrelado proprietário e que ainda “run the bussines “com mão de ferro. Passear pela propriedade foi como estar em um conto de fadas, velhas “botte” de carvalho da Slavonia ordenadas perfeitamente em ambiente extremamente limpo e simples, prensa antiga que muita gente poderia imaginar ser apenas peça de museu, engarrafamento, arrolhamento e colagem das etiquetas feita a mão por uma funcionária, enfim tudo muito simples, muito “boutique”, muito ordenado. 
Degustação
Chegamos à sala de degustação e na mesa uma pequena brochura personalizada contendo curta historia da Tenuta Greppo e a descrição dos vinhos a serem degustados: Rosso di Montalcino 2007, Brunello di Montalcino 2005 Annata e Brunello di Montalcino 1998 Reserva. Tudo perfeito e maravilhoso. Terminada a degustação nos dirigimos à saída e na recepção iniciamos a nos despedir da atendente quando uma porta se abre e surgem: Franco Biondi Santi seguido de seu filho Jacopo que lá estava para fazer uma visita a seu pai. Imediatamente se apresentam e nos agradecem pela visita e interesse pelos seus vinhos. Momento de emoção para mim afinal estou frente a frente não só ao principal ícone dos vinhos da Toscana, mas por admirar o foco que este homem tem por seu negócio e por não se deixar influenciar pelos modismos do mundo do vinho, afinal sua tradição é uma referência no mundo dos vinhos. Rapidamente me apresento, e iniciamos uma demorada e gostosa conversa onde pequenas e preciosas historias são contadas por ele. 
Il Greppo
Depois de algum tempo Jacopo pede licença, pois quer voltar para sua casa, mas a conversa continua com este astuto e dinâmico homem de 88 anos que ainda tem o brilho nos olhos quando orgulhosamente fala sobre negócio, realmente admirável. Ao final ainda me presenteia com um livro da historia da sua vida, autografado, alem de um azeite de oliva e de um vinho rose por ele produzidos. Certamente uma tarde inesquecível e que certamente será contada, e recontada a meus filhos e netos. Mais uma marcante “sutileza do acaso” em minha vida.
Um brinde a todos e vida longa aos Biondi Santi!

OBS:
1)      O Biondi Santi Riserva 1955 foi considerado pela Wine Spectator como um dos 12 vinhos TOP do Século e único vinho italiano a fazer parte deste restrito grupo.

A Tenuta Greppo foi nomeada pela UNESCO em 2004 como “World Heritage Site”

Nenhum comentário:

Postar um comentário