Na nota anterior contei a vocês a magnífica experiência em conhecer Franco Biondi Santi em sua famosa Tenuta Greppo, para não deixar a história muito técnica decidi deixar as notas sobre os vinhos degustados para outra postagem, e aqui vai ela:
Rosso di Montalcino DOC 2007 – Esta safra foi considerada na Toscana como “Excepcional “de acordo com a casa é um vinho que pode durar de 15 a 20 anos o que é uma idade avançada para um Rosso, mas se tratando de um Biondi Santi e do ano 2007 eu acredito. Rubi de baixa concentração e leve halo. Olfativamente complexo, com predominância frutada, cereja, terroso, ligeiro químico. Na boca jovem, mas muito harmônico com taninos finos corpo médio e persistência longa. NOTA 88/100.
Brunello di Montalcino Annata DOCG 2005 – Uma safra considerada pela casa como “Muito boa” e com uvas com alta acidez, mas a casa não produziu os Brunellos reserva neste ano. O vinho foi afinado por 36 meses em barris da Slavonia. Segundo o produtor o vinho deverá resistir de 20 a 30 anos em garrafa. Granada, ralo, e halo de evolução. Olfativamente complexo e mais austero trazendo aromas balsâmicos, ameixas pretas, terroso e tostado com ligeira baunilha. Na boca, elegante, marcado pela acidez, taninos finos, corpo médio e persistência média para longa e retrogosto frutado com toques terrosos. NOTA 91/100.
Brunello di Montalcino Riserva 1998 – Uma safra considerada pela casa como “Verdadeiramente Excelente”. Produzido com uvas provenientes de vinhas com 25 anos, que depois maturou por 36 meses em barris da Slavonia. Segundo o produtor o vinho poderá resistir entre 50 a 60 anos em garrafa. Granada de média concentração com halo de evolução aparente. Olfativamente muito complexo, com predominância frutada, ameixa, aromas balsâmicos, toques florais lembrando rosas, terroso, sottobosco, e tostado com ligeira baunilha. Na boca com tripé acidez, taninos e álcool em perfeita harmonia, mesmo jovem o vinho tinha grande estrutura e se mostrou macio com um delicioso final de boca frutado. NOTA 94/100.
Walter Tommasi
Nenhum comentário:
Postar um comentário