4 de out. de 2020

Os Abatidos 159 – Quintarelli Rosso del Bepi IGT 1999

 



3 de Outubro de 2020

Variedade:  Corvina, Rondinella e Molinara

Álcool:  15%

Vinificação:         Este IGT segue o mesmo processo de vinificação utilizado para os Amarones. Ele só é lançado em safras em que a qualidade das uvas não são consideradas pela família como adequadas para produzir seus renomados Amarones.

Maturação:  7 anos em botes grandes da Eslavônia.

Origem: Vêneto - Itália

Todo o bom conhecedor de vinhos certamente já ouviu falar ou conhece o que eu considero ser o melhor e mais tradicionalista produtor de Amarones da Itália. Giuseppe Quintarelli conhecido por elaborar vinhos dentro de um estilo clássico e de muita elegância. A produção de vinhos iniciou de forma artesanal com Silvio Quintarelli que no inicio dos anos 1900  plantava uvas como meeiro. Giuseppe só entrou em cena em 1950 já com seu próprio vinhedo e inovando no plantio de uvas estrangeiras mas focando principalmente na melhoria de qualidade dos Amarones dos quais se torou seu representante mais reconhecido. Bepi faleceu em 2012 e hoje a vinícola e tocada a 4 mãos por sua filha Fiorenza, seu marido Gianpaolo além  seus netos Francesco e Lorenzo que tive a oportunidade de conhecer durante visita que fiz a eles em 2011 quando tive a oportunidade de provar todos os seus rótulos em uma degustação inesquecível. Quem tiver curiosidade de ler o post de 2011 clique em https://tommasinovinho.com.br/2011/02/28/quintarelli-tradicionalismo-e

Preço: R$ 2.600,00

Onde encontrar: Mistral

O vinho provado apresentou cor granada, extra tinto com aparente halo de evolução. Olfativamente muito complexo, com predominância de cerejas no maraschino, figos secos, cogumelos secos, chocolate alcaçuz com leve notas de menta. Na boca elegante, tripé perfeito, bom corpo, seu final foi longo, macio e frutado e sottobosco. Incrível como um vinho com 15% de álcool seja tão equilibrado e leve na boca. Este vai ficar na memória ainda mais por ter sido tomado em um jantar comemorativo pelos 70 anos do amigo Sidney Forni organizado por  sua esposa Mariângela, e que além da minha presença e da Liliana contou com os sempre queridos Alberto e Rosi Baggiani.  Noite inesquecível.

Avaliação 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário