16 de out. de 2019

Os Vinhos da Occitânia



Occitânia é uma região administrativa localizada no sudeste da França. Região que surgiu pela reforma territorial francesa de 2014, pela fusão do Languedoc-Roussilon com o Sul dosPirenéus. Hoje ela é a maior região produtora de vinhos do mundo com seus 273 mil hectares de vinhedos plantados, o que gera 1/3 dos vinhos elaborados na França. Sua região pode ser dividida em duas áreas bem especificas, a sudoeste com as denominações Gascogne, Cahors, Gailac e Fronton, e a sudeste com Limoux, Corbrieres ,e Minervois. A região se destaca pela unicidade de suas varietais, sendo as principais tintas a Malbec, Tannat, Negrette e Duras e entre as brancas a Gros Manseng, Colombard, e Mauzac. A produção de vinhos desta região tom como predominância os vinhos tintos com  55%  seguido dos brancos com 27% e dos roses com 18 %. Com o objetivo de divulgar esta nova região recebemos no mês passado um grupo de vinícolas francesas da região da Occitânia chamado de Rendez-vous Occitans que veio em busca de  importadores para seus vinho aqui no Brasil. Na data tive oportunidade de provar por volta de 30 vinhos dos quais destaco meus favoritos:

Signatures Veilles Vignes  2015 - Appelation Côtes du Rhone Villages - Corte de Syrah Grenache e Carignan com 14% de álcool. Um vinho austero com ótimo balanço de boca e final sedutor Na França custa Euros 8 para o consumidor final.










Chateau Grand Chene 2016 – Apellation  Brulhois - Corte de Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, e Merlot com 14% de álcool – Vinho predominantemente frutado mas sem dulçor e com madeira muito bem integrada. Na boca bom balanço com predominância dos taninos. Muito gastronômico. Na França custa Euros 8 para o consumidor final.








Bessey de Boissy 2015- Apelltion  Coteaux-du-Quercy - Corte de Cabernet Franc, Malbec e Tannat com 13% álcool. Vinho de boa complexidade olfativo e tripé perfeito, elegante e macio. Na França custa Euros 5,2  para o consumidor final.









Etc Rose 2017 -Appelation Cahors - Corte de Cabernet Franc, Merlot, Malbec e Gamay , com 12% de álcool. Vinho de grande frescor tanto no nariz marcado pelo tutti frutti como na boca, bom custo benefício Na França custa Euros 4,5 para o consumidor final.









Domaine de Moulines Prestige 2017 – Appelation Languedoc -Corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Marselan com 13,5% de álcool. Nariz austero com fruta negras cereja, azeitonas pretas, e tostado. Bom balanço de boca e final frutado com toque de alcaçuz. Na França custa Euros 10 para o consumidor final.








Bladinieres  Liorit Mas des Etoiles 2015 _ Appelation Cahors- Varietal 100% Malbec  com 14,5% de álcool – Boa presença de frutas, cereja, chocolate, e especiarias doces. Boca fácil macia taninos resolvidos e final frutado. Na França custa Euros 10 para oconsumidor final








Vamos certamente ouvir mais e mais sobre esta região se seus produtores continuarem a divulgar seus vinhos pois eles são de qualidade e tem preço bem acessível que tudo o que um apreciador de vinhos quer..

Nenhum comentário:

Postar um comentário