25 de ago. de 2016

Lançamento do Ícone Don Melchior 2012

Enrique Tirado e Walter Tommasi


Todos os anos nesta época do ano a Concha Y Toro organiza jantares de lançamento de seu vinho ícone Don Melchior, e este ano não foi diferente. O evento ocorreu no lindo espaço do Bistrô Ville Du Vin do Itaim Bibi, localizado na Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr 490, mais um endereço de nosso amigo Sidnei Brandão. A apresentação esteve a cargo do seu renomado enólogo Enrique Tirado que como sempre nos deu uma verdadeira aula sobre seu vinho.
Quando perguntado sobre o porque esta safra 2012 ser ainda mais elegante do que as últimas Enrique nos explicou que para esta safra ele adiantou em 7 dias a colheita, visto o ano ter sido mais quente do que a média, além disto aumentou um pouco a participação da Cabernet Franc no corte. Lembrou que no passado o Don Melchior era um vinho da variedade Cabernet Sauvignon, e hoje é um varietal mas com participação da citada  Cabernet Franc em proporção cada vez maior, o que lhe dá mais fineza.

A safra 2012 tem 93% de Cabernet Sauvignon e 7% de Cabernet Franc, 14,5% de álcool, e passagem de 15 meses por barricas francesas. Para os leitores que acompanham as pontuações esta safra já recebeu 98 pontos de James Suckling, 95 da Wine Spectator, 91de Robert Parker e Wine Advocate, 92 pontos da Wine Enthusiast, e17,5 de Jancis Robinson.  Vamos a minhas impressões:

Don Melchior 2012Rubi, extra tinto, sem halo. Olfativamente complexo, frutas negras maduras, herbáceo indo para menta, especiarias, pimenta, floral lembrando violetas e toque vinoso, com tostado delicado. Na boca, ótima acidez, taninos doces prontos,  muito macio corpo médio, final de boca muito frutado com  cereja e café. Um vinho incrivelmente pronto apesar de sua juventude, uma prova que alguns bons vinhos podem ser tomados mais cedo.
Já que me surpreendi com a prontidão do vinho resolvi perguntar a Enrique quando este vinho em sua opinião estaria pronto, e a resposta não podia ser outra, hoje. mas ainda acho que pode atingir seu ápice em 2 anos.
Dica dada

Preço de lista R$ 579 

Ville Du Vin : Site WWW.villeduvin.com.br – Fone (011}
4208 6061
Don Melchior: WWW.donmelchior.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário