26 de out. de 2013

ALEXANDRA a estrela maior da Laurent Perrier


A Laurent Perrier fundada em 1812 é uma das maiores produtoras de champagne da França tendo seus head quarters na linda região de Tours sur Marnes que possui também outras 3 marcas ( Salon, De Castellane, e Dalamotte) . O produto top de linha desta tradicional casa de champagne e certamente a Alexandra Rosé criada em 1982 por Bernard de Nonancourt e que só ficou pronta para consumo 5 anos depois , coincidentemente com a data em que Alexandra , filha de Bernar se casou.  Claro que a homenagem não podia ser outra Alexandra passou a ser o nome deste produto especial  somente elaborado em anos  de exepcional qualidade e que em 26 anos teve apenas 6 safras lançadas 1982, 1985, 1988, 1990, 1997 e 1998, e agora em 2004 vai para a sua 7ª. A data do lançamento também foi escolhida a dedo pois o lançamento mundial da Grande Cuvée Alexandra Rosé vintage 2004 deu-se exatamente 26 anos depois da apresentação oficial do primeiro vintage (1982) em 1987, e seu jantar de lançamento simultâneo ocorreu em 7 cidades importantes do mundol: Bruxelas, Londres, Marrakech, New York, Paris, Rio de Janeiro e Roma. 
Nicole Snozzie e W Tommasi

Tive a honra de ser um dos convidados para este jantar de gala preparado pelo competente chef Roland Villard que ocorreu no Hotel Sofitel Copacabana no dia 17 de Outubro de 2013.
A coordenação e apresentação coube a Nicole Snozzi embaixatriz da marca que veio ao Brasil especialmente para este evento .


Os champagnes provados durante este jantar foram:

Laurent Perrier Brut -  Corte com 45% Chardonnay, 40% Pinot Noir e 15% Pinot Meunier Amarelo palha com reflexos dourados perlage fina e persistente. No nariz predominância cítrica e mineral , com toque de flores brancas, e brioche bem delicado. Na boca direto, fresco, corpo médio, elegante, e final de boca confirmando o olfativo. Um grande champagne.

Cuvée Rosé Laurent Perrier  - Varietal 100% Pinot Noir . Salmão com toque alaranjado, mousse rápida bom perlage bolhas pequenas. Olfativamente marcado pelas frutas vermelhas, cereja, morango, boa mineralidade e ponta de frutas cítricas. Na boca, bem balanceado, acidez correta, mousse presente, corpo médio e final de boca mineral e frutado. Excelente custo benefício que explica o porque de ser o mais vendido da casa.

Cuvée Alexandra Rosé 2004 Laurent Perrier. - Corte com 80% de Pinot Noir e 20% de Chardonnay – Linda cor salmão, mousse cremosa, perlage intensa com bolhas minusculas e nervosas. Olfativamente complexa, muita mineralidade, frutas vermelhas frescas, especiarias, petalas de rosa, e toque citrico muito refrescante. Na boca mousse presente, fresca,  ampla mas principalmente muito elegante. Um champagne extremamentedelicado, realmente inesquecível.






Gran Siecle Laurent Perrier - Corte com 55% Chardonnay e 45% Pinot Noir – Palha brilhante com mousse e perlage intensa e bolha bem pequenas. Olfativamente , muito agradável com brioche, mel, frutas cristalizadas, levedura muito delicada, e mineralidade que lhe traz muito frecor. Na boca, acidez intensa, boa mousse, macio, delicado, intenso, final de boca com levedura e amendoas. Um champagne austero, direto delicioso.








Meus agradecimentos a Laurent Perrier pelo gentil convite e a Nicole Snozzi por sua atenção competência e animação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário