28 de jul. de 2020

Os Abatidos 155 – Crasto Branco 2010



20 Julho de 2020

Variedade:  Gouveio, Roupeiro e Rabigato

Álcool:  12%

Vinificação:  Todas as uvas foram desengaçadas e prensadas e seu  mosto i transferido para uma cubas de inox onde permanecem a uma temperatura de 8ºC durante 48 horas até à sua decantação. Sua fermentação alcoólica ocorreu em cubas de inox com temperaturas controladas de 14º C durante um período de 45 dias.

Maturação:  Sem passagem por madeira.

Origem: Douro - Portugal

Preço: R$ 160

Onde encontrar: Qualimpor

Os primeiros registros conhecidos referindo a Quinta do Crasto e a sua produção de vinhos datam de 1615. Entre 1758 e 1761, o Marquês de Pombal mandou instalar no Douro 335 marcos – pedras graníticas com dois metros de altura, 30 centímetros de largura e 20 centímetros de espessura – para delimitar aquela que seria a primeira região vinícola demarcada do mundo. Um marco pombalino, datado de 1758, pode ser visto na Quinta do Crasto junto à casa centenária. No início do século XX, a Quinta do Crasto foi adquirida por Constantino de Almeida, fundador da marca. Em 1981, Leonor Roquette, filha de Fernando, e o seu marido Jorge Roquette assumiram a propriedade e, com a ajuda dos seus filhos, deram início ao processo de remodelação e extensão das vinhas, bem como ao projeto de produção de Vinhos do Douro de Denominação de Origem Controlada (DOC). A empresa possui a Quinta do Crasto uma propriedade com 135 hectares sendo 74 dos quais ocupados por vinhas, a Quinta da Cabreira na sub-região do Douro Superior uma propriedade com 150 hectares de área total, 114 hectares dos quais  110 com vinhas novas e 4  com vinhas velhas.Vinha Maria Teresa ocupa uma área de 4,7 hectares, e finalmente a Vinha da Ponte com1.96 hectares, com mais de 40 anos.

O exemplar provado apresentou cor palha ainda com reflexos esverdeados apesar de ser um vinho com já 10 anos de vida. Olfativamente com predominância cítrica, ligeira ponta de frutas amarelas maduras e pedra molhada. Na boca muito fresco mas ao mesmo tempo com ligeira cremosidade , corpo médio persistência longa retrogosto mineral com presença de casca de limão e certa salinidade. Definitivamente parece mais jovem do que seus 10 , muito gostoso de tomar.

Avaliação 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário