22 de jul. de 2020

Os Abatidos 154 – Peñalolen Syrah 2012



16 Julho de 2020

Variedade:  100% Syrah

Álcool:  15%

Vinificação:  Vinificação normal mas com extração lenta e longa, 32 dias de maceração, afinamento com claras de ovos, e leve filtragem para remover os sólidos.

Maturação: Passagem de 12 meses por barricas francesas de 2º e 3º uso.

Origem: Maipo - Chile

Preço: R$ 95

Onde encontrar: E Vino

O Clos Quebrada De Macul é uma vinícola de propriedade familiar que até um passado recente( 1970) vendia suas uvas para as principais vinícolas do Chile, mas acompanhando o “boom”dos vinhos chilenos, Isabelle e Ricardo Peña, uniram forças com o enólogo Ignacio Recabarren mais um investidor americano construindo em 1996 sua própria vinícola. Hoje são 3 vinícolas a saber: Viña Quebrada de Macul que elabora os vinhos Domus Aurea, Alba de Domus, e Stella Aurea, Vinha Paragua com vinhos elaborados só com uvas orgânicas que  elabora os vinhos Anka,e  Pargua, e finalmente a Viña Peñalolen que elabora os vinhos: Tez, Azul e a linha básica Peñalolen com os varietais Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Syrah, e Carmenere

O exemplar provado faz parte da linha de entrada da vinícola . Rubi extra tinto, sem halo aparente de evolução. Olfativamente intenso, com frutas negras maduras como Cassis, blackbarries, floral, eucalipto, especiarias e toque de carne, e tosta. Na boca potente, alta acidez, taninos finos ainda presentes, quente, final de boca frutado, com toque de café torrado e alcoólico. Vinho estilo fruit bomb novomundista de alguns anos atrás, não desaponta pois é muito bem elaborado, mas para mim peca no excesso de álcool que é marcante na hora de ser tomado. Mas acidez resolveria o problema, vinho para dias frios e comida pesada.

Avaliação 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário