21 de jul. de 2020

Os Abatidos 153 – Martin Schaetzel Riesling Kaefferkopf Granit Grand Cru 2009



14 Julho de 2020

Variedade:  100% Riesling

Álcool:  14%

Vinificação:  As uvas de agricultura Biodinâmica foram colhidas manualmente prensadas a frio por 6 horas. O processo de fermentação ocorreu naturalmente com leveduras nativas.

Maturação: Curta passagem por barricas francesas

Origem: Alsácia França

Preço: 65 Euros na Europa

Onde encontrar: Não disponível no Brasil

Vinícola fundada em 1930 por Martin Schaetzel. Já em 1998 Jean Schaetzel decidiu converter a propriedade primeiramente para agricultura orgânica e depois biodinâmica qualificando-se para as certificações francesas AB) e Biodinâmica. Em 2016 Marc Rinaldi adquire a vinícola com a ideia de realizar seu projeto de fazer grandes vinhos escolhendo os melhores trechos de terra de sua propriedade, além de uvas de viticultores talentosos e comprometidos com a agricultura biodinâmica da região, destacando assim o caráter específico de cada terroir. Hoje a  Martin Schaetzel é a marca comercial da Kirrenbourg sas, uma subsidiária da Rinaldi.

É sempre uma experiência interessante provar um Grad Cru alsaciano biodinâmico. Quem já provou vinhos novos desta região ficam impressionados com a mineralidade traduzida pelos deliciosos aromas petrolatos e pela complexidade frutas, e  flores, o que fica ainda mais evidente em vinhos mais antigos pois esta casta envelhece muito bem. Mas a minha experiência com a Riesling tem me mostrado que que os grandes exemplares alemães permitam uma guarda maior do que a maioria dos alsacianos especialmente de alguns biodinâmicos. Este Martin Schaetzel veio a reforçar esta teoria. Não pretendo criar polemica sobre este assunto de biodinâmicos pois sou apreciador de muitos deles como os Barmes Buecher,os Zind Humbrecht, só para citar dois, mas este é o segundo produtor que provo e que seu grand cru envelheceu muito cedo, o que não deveria acontecer por serem vinhos Top de linha. Vamos a ele: Dourado brilhante. Aromas de frutas brancas cozidas, maçã, pera, tostado e toque petrolato. Na boca deliciosa acidez em corpo médio para longo com boa persistência e final de boca com fruta passada e tostado. Que pena!

Avaliação 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário