7 de dez. de 2018

Uma parceria peso pesado

Thomas e Jean Charles


As vezes o mundo do vinho se assemelha ao cinema ou à música. Quem já não disse, opa foi lançado um novo filme com tal ator ou atriz, vou assistir pois quando ele/a participa é garantia de que vou gostar. Ou que bom que tal cantor/cantora que eu admiro finalmente soltou um novo disco, vou comprar. Comigo acontece frequentemente que ao comprar certas marcas, já o faço de olhos fechados pois elas já são por si só garantias de qualidade. Lynch-Bages, Quinta do Crasto são duas delas. Agora o que acontece quando as duas decidem fazer uma parceria? Vinhos de altíssima qualidade com chancela de garantia duplicada. Pois bem, esta semana tive o prazer de participar de uma vertical do vinho Roquette & Cazes, um tinto elaborado no Douro em Portugal e que além de muito bom tem uma ótima relação custo benefício. A parceria iniciou em 2002 para o lançamento do Icônico XISTO, mas que com o passar dos anos animou ambos produtores a elaborarem um vinho menos custoso e mais comercial, foi assim que surgiu o Roquette & Cazes. A apresentação desta semana ficou por conta do turbinado Thomas Roquette e do calmo Jean Charles Cazes que confirmaram ser a primeira vez que apresentam este vinho juntos. O vinho é elaborado conjuntamente pelos enólogos Daniel Llose do Château Lynch-Bages, e Manuel Lobo da Quinta do Crasto, estagia 18 meses em barricas de carvalho francês (70% novas e 30% de um ano), sua composição traz três castas típicas da região (Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz) e é comercializado no Brasil a R$ 280 para o consumidor final. A vertical contou com vinhos das seguintes safras: 2007, 2009, 2010, 2012, 2014, e 2015. Vamos a descrição de cada um dos vinhos provados

Roquette e Cazes 2007 Corte com 60% de Touriga Nacional, 15% Touriga Franca e 25% Tinta Roriz com 14% de álcool e estágio de 18 meses por barricas francesas e 18 meses em garrafas. Produção 22m garrafas – Granada, média concentração halo de evolução. Cereja madura, ervas aromáticas, balsâmico, eucalipto, pimenta, e floral lembrando violetas. Na boca ótima acidez taninos ainda verdes, corpo médio, retrogosto frutado. Um vinho austero, direto que promete ainda mais guarda.
Roquette e Cazes 2009 Corte com 60% de Touriga Nacional, 15% Touriga Franca e 25% Tinta Roriz com 15% de álcool e estágio de 24 meses por barricas francesas e 4 meses em garrafas. Produção 22 mil garrafas. Rubi média concentração halo bem delicado. Complexo, fruta vermelha madura, cereja no licor, violetas, pimenta preta e toque delicado de baunilha. Na boca, tripé Acidez, taninos e álcool em perfeita harmonia, delicado, taninos resolvidos bem suaves, encorpado, final de boca com fruta maduras e ótimo frescor. Um vinho estruturado, maduro e harmonioso, em seu auge
Roquette e Cazes 2010 Corte com 60% de Touriga Nacional, 15% Touriga Franca e 25% Tinta Roriz com 14% de álcool e estágio de 18 meses por barricas francesas. Produção 15 mil garrafas – Rubi média concentração sem halo. Olfativamente marcado por aromas florais, violeta, frutas vermelhas maduras, pimenta e baunilha. Boa acidez, taninos presentes, sensação de álcool mais pronunciada, final de boca mais terciário e tânico. Um vinho um pouco mais rústico com potencial gastronômico.
Roquette e Cazes 2012 Corte com 60% de Touriga Nacional, 25% Touriga Franca e 15% Tinta Roriz com 14,5 % de álcool e estágio de 18 meses por barricas francesas. Produção 44 mil garrafas. – Violáceo, média concentração, sem halo. Frutas negras maduras, violetas, tostado, eucalipto, e baunilha. Na boca muito elegante, com ótima acidez, taninos muito finos, corpo médio final de boca frutado e fresco. Um vinho jovem, mas já pronto e muito elegante.
Roquette e Cazes 2014 Corte com 60% de Touriga Nacional, 25% Touriga Franca e 15% Tinta Roriz com 14% de álcool e estágio de 18 meses por barricas francesas. Produção 66 mil garrafas. Rubí violáceo média concentração, sem halo. Fechado direto frutas negras confitadas, muita violeta, menta e tostado, na boca belíssima estrutura, harmonioso, macio com final de boca suculento marcado pelas frutas e agradável tosta. Um vinho com tudo em seu lugar persistente e harmonioso.
Roquette e Cazes 2015 Corte com 60% de Touriga Nacional, 25% Touriga Franca e 15% Tinta Roriz com 14% de álcool e estágio de 18 meses por barricas francesas e 18 meses em garrafas. Produção 63 mil garrafas. – Violáceo, ralo, sem halo. Frutas vermelhas maduras, eucalipto, especiarias lembrando pimenta, e toque floral. Na boca elegante, mais tímido, corpo curto, taninos finos, final de boca com frutas maduras e bala toffe.
Minhas safras favoritas foram respectivamente 2009 e 2014 para serem tomadas hoje e surpreendentemente 2007 para guarda.

Para finalizar nossa degustação fomos agraciados com a abertura de um exemplar do Xisto da safra 2013 elaborado com as três castas já citadas mescladas com uma parcela de vinhas velhas, 14,5% de álcool, e passagem de 20 meses por barricas francesas. Produção 6 mil garrafas. – Violáceo, media concentração, sem halo. Olfativamente complexo, muita fruta negra, violeta, tabaco, eucalipto, e balsâmico. Na boca perfeito, macio, elegante, tripé acidez, álcool e taninos harmonioso, final de boca longo, mas muito sedoso e delicado. Uma verdadeira jóia, até no preço R$ 1.100,00
Os vinhos desta joint venture são distribuídos no Brasil pela simpática importadora Qualimpor


Qualimpor: Site- www.qualimpor.com.br . Fone – (011) 5181 4492

Nenhum comentário:

Postar um comentário