12 de out. de 2018

Participando da Avaliação Nacional de Vinhos



Bem esta é a segunda vez que me sento para escrever sobre a Avaliação, na primeira acabei fazendo uma crônica e falando pouco do evento, neste post voltarei ao vinho que é sempre o tema dos meus comentários. O sucesso deste evento pode ser medido por algumas informações básicas: Esta foi a 26ª edição, mil pessoas compareceram ao local e foram servidas ao mesmo tempo com as 16 amostras ganhadoras. Os organizadores receberam 344 amostras de vinho de 49 produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Pois bem a última vez que compareci a Avaliação foi a 15 anos atrás e minha memória guarda momentos muito gostosos e descontraídos, e voltando ao local vejo que só o tamanho do evento mudou, a organização continua impecável, a seriedade continua imperando. A safra de 2018 tema deste ano já é considerada junto a 2005 e 2012 como uma das 3 melhores que o Brasil já teve. A pré - seleção dos vinhos ganhadores foi realizada por um grupo de 120 enólogos , e jornalistas especializados divididos em 8 grupos com a coordenação da ABE presidida pelo competente enólogo Edegar Scortegagna. Primeiramente foram selecionados os vinhos que somavam 30% do lote inicial , e de lá em uma segunda prova os 16 
exemplares ganhadores.

Vamos aos vinhos ganhadores com os comentários feitos por seus apresentadores  e algumas observações minhas feitas em maiúsculo:

ESPUMANTES
VINHO BASE ESPUMANTE: - Domno do Brasil – Comentado por Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 Vinho de aspecto delicado, atraente, límpido e brilhante, com tonalidade rosa salmão e casca de cebola. Nariz de intensidade média, fino, elegante, com notas de frutas brancas como pera, maçã madura, abacaxi, notas de frutas vermelhas frescas como amora, cereja, framboesa e morango, notas de flores brancas e vermelhas, notas vegetais, leve toque de especiarias. No paladar é elegante, equilibrado, untuoso, com boa estrutura e bom volume de boca, notas frutadas como abacaxi e maçã, apresenta frescor com acidez marcante e equilibrada, persistência duradoura.
VINHO BASE ESPUMANTE: Vinícola Geisse – Comentado por  Regina Vanderlinde – Presidente da OIV Vinho de visual límpido, brilhante, amarelo dourado, acobreado e reflexos rosé. Perfil aromático delicado, fino, elegante, de média intensidade, com aroma de frutas brancas, cítricas e tropicais, como limão, abacaxi, ameixa amarela, carambola, pera, maçã verde, melão maduro e pêssego, notas de flores brancas (flor de laranjeira, madressilva). No paladar é elegante, equilibrado, com excelente estrutura e frescor, ataque franco e caráter frutado, acidez presente, corpo médio, retrogosto prazeroso e de persistência duradoura.
VINHO BASE ESPUMANTE: Vinícola Galvão Bueno – Comentada por  Lúcia Bailetti – Enóloga – Itália Visual límpido, cristalino e brilhante, coloração muito bonita, atraente, com leve rosado de tonalidade salmão e casca de cebola.  No nariz fineza e elegância marcam este vinho com toque de flores e frutas cítricas, como abacaxi, acerola, ameixa, cereja, framboesa e maçã verde, também frutas como lichia e lima, com média intensidade aromática. Em boca é complexo, elegante e intenso, com acidez marcante e equilibrada, dando bom frescor ao vinho, presença de taninos agradáveis, notas frutadas, com bom volume e boa persistência.
MEU FAVORITO ENTRE OS 3 VINHOS BASE DE ESPUMANTE FOI O DO GALVÃO BUENO

VINHOS BRANCOS
 RIESLING RENANO: Vinícola Almadén – Comentado por Johnny Mazzilli – Jornalista  Com lindo visual, brilhante e límpido, com tonalidade amarelo palha com reflexos esverdeados e dourados.  No nariz é delicado, elegante, fino, presença intensa de frutas como laranja, lima, pomelo e limão siciliano, maçã verde, pera e melão, mamão, banana, marmelo, pêssego e damasco; apresenta também aroma de flores silvestres, flor de laranjeira e jasmim. Na boca é agradável, tem frescor e acidez equilibrada, notas de frutas cítricas, bergamota, com sutil toque mineral, bom volume de boca, retrogosto marcante e boa persistência.
 CHARDONNAY: Cooperativa Vinícola Aurora – Comentado por Edsandro Arruda – Sommelier Vinho de excelente visual, brilhante, límpido, amarelo palha com fundo esverdeado. Aroma elegante, de intensidade média, com notas de frutas cítricas e tropicais como abacaxi, banana, lima, maçã verde, pera e pêssego, toque floral discreto de jasmim e rosas, com aromas da madeira, tostado, especiarias e amêndoas. Paladar refrescante, agradável, com ataque doce inicial, com acidez equilibrada, toque frutado, boa estrutura com presença de madeira integrada e elegante, corpo médio, bom volume de boca e persistência média.
CHARDONNAY: Cooperativa Vinícola Garibaldi  – Comentado por Caroline Dani – Biomédica Visual de lindo aspecto, brilhante, límpido, tonalidade amarelo palha com reflexos esverdeados. No nariz se apresenta nítido com intensidade alta, notas marcantes de frutas tropicais e cítricas como toranja, abacaxi, maçã verde, pera, melão, goiaba, ameixa branca, pêssego e maracujá, toque floral (flor de laranjeira), e aromas vegetais com ervas de quintal, arruda e broto de tomate. Em boca é intenso e elegante, com acidez equilibrada e vibrante e bom volume, frutado com notas de abacaxi, pera e maracujá, notas vegetais de broto de tomate e arruda, extremamente fresco, com retrogosto agradável que se mantém em boca.
SAUVIGNON BLANC: Vinícola Lemos de Almeida – Comentado por Rodrigo Perez Nambrard – Tanoeiro Visual brilhante, atrativo, límpido, amarelo com tons esverdeados e lágrimas duradouras. Aroma exótico, fresco, de frutas cítricas, tropicais e maduras, notas de goiaba, pêssego, de flores brancas (jasmim e rosas) e cítricas (flor de laranjeira), notas vegetais como broto de tomate, aspargos, arruda e especiarias verdes.  Apresenta bom volume de boca, é elegante, agradável, equilibrado, com acidez e frescor excelentes, frutado (maracujá, goiaba), retrogosto de qualidade e persistência muito boa.
 MOSCATO GIALLO: Hortência Vinhos – Comentado por Priscila Silva Esteves – Professora Visual límpido e cristalino, amarelo palha com reflexos esverdeados, lindo. No nariz apresenta-se complexo, fino e elegante, uma excelente intensidade aromática floral, como flores de laranjeira, jasmim e rosas, batata doce, mel, frutas de polpa branca, carnosas e maduras, goiaba, mamão papaia, pêssego e ervas de quintal.  Em boca é elegante, com excelente perfil da categoria, harmônico, com frescor e bom volume de boca, acidez equilibrada, retrogosto agradável e excelente persistência.
ENTRE OS EXEMPLARES BRANCOS MINHA PREFERÊNCIA FICOU PARA O SAUVIGNON BLANC DA LEMOS ALMEIDA, NÃO DEVE NADA PARA OS EXEMPLARES DA NOVA ZELÂNDIA

VINHOS TINTOS
CABERNET FRANC: Vinícola Salton  – Comentado por  Carlos Cabral de Mello – Consultor de Vinhos Visual límpido e brilhante, com coloração vermelha rubi de média intensidade e lágrimas marcantes. No nariz é intenso e agradável, com notas de frutas vermelhas maduras, cereja, amora, morango e ameixa, com toque de especiarias, cravo e leve floral. Em boca é agradável e aveludado, com ataque inicial doce, acidez marcante e expressiva, apresentando notas frutadas compatíveis com o aroma e um toque defumado, com taninos macios e elegantes, com corpo médio, bom volume de boca e persistência média.
MERLOT: Vinícola Don Guerino – Comentado por Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine - Inglaterra Visual intenso e profundo, com coloração vermelha violácea e reflexos negros. No nariz tem intensidade média, destacam-se as notas de frutas negras maduras e secas, mirtilo e ameixa, notas da madeira, baunilha, especiarias, avelã, cacau, café e tostado, com toque de tabaco e pimenta. Em boca é equilibrado e intenso, com boa acidez e estrutura, corpo médio e bom volume, notas frutadas, ameixa, amora e toque de chocolate, pimenta e tostado, com madeira aparente e bem casada, taninos domados e equilibrados, é untuoso, envolvente e persistente.
MERLOT: Rasip Alimentos  – Comentado por Francine Dion – Diretora do Séléctions Mondiales – Canadá Visual intenso, coloração vermelho rubi/violáceo. Aroma intenso e agradável, frutas vermelhas maduras, amora, ameixa, geleia, licor de cassis, caramelo, especiarias, carvalho bem fundido e leve floral. Em boca é equilibrado e envolvente, com acidez média e corpo potente, com notas frutadas e de especiarias, chocolate amargo, pimenta, e forte tostado, com madeira equilibrada, taninos macios, bom volume e persistência.
CABERNET FRANC: Estabelecimento Vinícola Valmarino– Comentado por Otávio Berwanger – Médico Visual intenso, vermelho rubi/violáceo com reflexos negros, com lágrimas espessas e duradouras. Nariz de intensidade alta, com frutas vermelhas e negras maduras (amora, cereja, figo), compota, notas de madeira de qualidade, café, tostado, tabaco, couro, e toque vegetal, ervas secas. Em boca é equilibrado e fino, ataque doce, com boa acidez e muito corpo, notas de jabuticaba, uva passa cassis, especiarias e herbáceo, com madeira equilibrada, os taninos são maduros e presentes, com leve adstringência e persistência longa.
CABERNET SAUVIGNON: Vinícola Almaúnica – Comentado por Celso Masson – Jornalista  Visual brilhante, límpido e intenso, coloração vermelho rubi com tons violáceos. No nariz é elegante e agradável, com aromas de frutas vermelhas, amora, ameixa, notas de especiarias, canela, e aromas da barrica de carvalho, café, cacau, tostado, leve vegetal e mentolado.  Em boca é harmônico, com acidez pronunciada e ótimo volume de boca, bom corpo e estrutura, com notas de ameixa preta, cereja, geléia, café e leve mentolado, com retrogosto amadeirado, taninos presentes e equilibrados, com  muito potencial e persistência média.
CABERNET SAUVIGNON: Vinícola Miolo – Comentado por  Christian Burgos – Publisher Visual profundo e intenso, coloração vermelho violáceo com tons negros. No nariz frutas vermelhas e pretas (framboesa, ameixa preta, amora, mirtilo), frutas secas, notas de  especiarias, canela, cravo, caramelo, chocolate branco,  tabaco e tostado, balsâmico e azeitonas pretas, com herbáceo leve. Em boca é doce na entrada, com acidez média e leve adstringência, certo amargor, potente de álcool e com muita estrutura, taninos marcantes e redondos, com notas de compota, figo preto, caramelo e chocolate, vinho untuoso e de bom potencial, com excelente persistência.
TANNAT: Família Bebber Vinícola – Comentado por Nicholas Corfe - Importador Go Brazil – Reino Unido Aspecto excelente, brilhante, límpido e intenso, com coloração vermelha rubi com reflexos violáceos. No nariz é agradável e generoso, com frutas vermelhas e negras, ameixa fresca, framboesa, amora e compota, notas de anis, baunilha, caramelo, café e especiarias (cravo, canela), as notas da madeira são intensas (tostado), com sensação vegetal, leve mentolado e funcho. Na boca é equilibrado e elegante, tem um adocicado inicial, é alcoólico e potente, com bom corpo e acidez, notas de amêndoas, chocolate e especiarias, com taninos macios e agradáveis, é untuoso, volumoso e persistente.
 TANNAT: Casa Valduga Vinhos Finos – Comentarista: Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards - Chile Visual límpido e intenso, com coloração violácea e reflexos negros. No nariz é intenso, com frutas negras maduras, ameixa preta, mirtilo, geleia e frutas no licor, notas de especiarias, canela, baunilha, cassis, amêndoas torradas, chocolate amargo, café, pimenta preta e tostado. Em boca é encorpado e envolvente, com acidez equilibrada e leve adstringência, álcool elevado e muita estrutura, notas de ameixa seca, compota, especiarias, café e amadeirado, taninos marcantes e intensos, volumoso e persistente.
ENTRE OS TINTOS MEUS FAVORITOS FORAM: O VOLUMOSO E BEM BALANCEADO MERLOT DA RACIP , O COMPLEXO E VIBRANTE CABERNET SAUVIGNON DA MIOLO, E O SURPREENDENTEMENTE DOMADO  TANNAT DA VALDUGA  

Vale ainda lembrar a homenagem feita através do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2018 para o empresário do turismo Tarcísio Vasco Michelon,  e do Troféu Vitis Destaque Enológico 2018  entregue ao enólogo Antônio Salvador.
Agradeço o gentil convite para participar deste evento e espero poder participar ainda mais ativamente do evento do próximo ano! Parabéns a todos aqueles que viabilizaram esta que é considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário