31 de mar. de 2018

Guaspari a surpresa paulista

Gustavo Gonzales e Walter Tommasi

Vinho produzido no estado de São Paulo sempre deixou o consumidor em dúvida afinal anos e anos  se passaram com os produtores da região de São Roque produzindo vinhos básicos de mesa com uvas não viníferas. Mas em 2001 os Guaspari chegam em Espírito Santo do Pinhal região tradicionalmente voltada ao café e encontram terras propícias para o plantio de uvas viníferas, e foi lá  que se iniciou eta aventura de sucesso. Em 2006 plantam 6 hectares de vinhedos, e em 2008 construiram sua vinícola  elaboram seu primeiro vinho, mas por trás destas pequenas informações existe muito mais, como a aquisição de equipamentos de ponta e a contratação de pessoal super capacitado como é o caso de seu competente enólogo chefe  Gustavo Gonzales com 17 anos de trabalho na Robert Mondavi  e na Tenuta Dell’Ornellaia, ou de seu agrônomo sênior o português a Paulo Macedo com 12 anos de experiência na renomada Symington. E foi com a presença destes dois profissionais que na semana passada participamos de um almoço de apresentação de seus vinhos para um grupo de jornalistas especializados em vinho. Na data provamos:

Guaspari Viognier Vista do Bosque 2016 – Um vinho que me surpreendeu pelo fato de apresentar uma boa acidez não comum nesta variedade, olfativamente com presença de aromas cítricos, pêssego, e tostado bem integrado. A boa acidez fez com que os 14% de álcool não marcassem o vinho.

Guaspari Chardonnay Vista do Lago 2015 -Vinho que passou por malolatica e estágio de 9 meses em barrica me fez acreditar que encontraria um vinho com presença intensa de madeira e aquele toque amanteigado, entretanto provei um vinho elegante com boa mineralidade , frutas cítricas e leve floral, boca fresca e direta , foi meu vinho  favorito

Guaspari C. Franc e C. Sauvignon Vista da Mata 2015 – Vinho fermentado em tanques de inox e passagem pobarricas francesas por 19 meses, mais um ano de guarda em garrafa. Nariz marcado pela frutas negras, café, grafite e especiarias. Boca suculenta, taninos finos,  mas ainda com predominância do álcool. Belo vinho mas precisa de guarda para arredondar.

Um marco para a vinicultura paulista

Guaspari – site: www.vinicolaguaspari.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário