24 de ago. de 2016

Carlos Lucas acertou em cheio com sua Magnum



Não se preocupe não, esta noticia não tem nada a ver com tiro ao alvo, Magnum é o nome da vinícola que o respeitado enólogo português Carlos Lucas fundou em 2011 com seu amigo também enólogo Carlos Rodrigues e que também tem como sócia  Lúcia Freitas. Muitos brasileiros conhecem Carlos muito bem afinal foi sócio fundador da Dão Sul e lá chefiou a área enológica de 1994 a 2011, neste período expandiu sua atuação elaborando vinhos em outras regiões de Portugal como Lisboa, Douro, Alentejo e Bairrada, assim como no Brasil através do  magnífico projeto “Rio Sol” no Valle do São Francisco, no Piemonte ( Itália) e no Priorat ( Espanha), tendo sido também premiado em 2008 pela revista Vinho como enólogo do ano em Portugal. Carlos possui hoje 3 vinícolas e ainda dá consultoria à Quinta das Tecedeiras no Douro, Tiago Monteiro Piorro ( Piloto de automobilismo português)no Douro, Nunes Barata no Alentejo , e Quinta do Sobral,e  Quinta da Alameda, no Dão. Carlos esteve recentemente no Brasil para lançar sua nova linha de vinhos finos Ribeiro Santo que em breve estarão no mercado pelas mãos da Wine Brands. Provamos 3 safras de seu vinho branco e 3 de seus tintos, vamos conhecer os mesmos em primeira mão :



Ribeiro Santo Vinha da Neve DOC 2012 – Dão – Corte com 95% de Encruzado e 5% de Sercial com 13,5% de álcool e passagem de 6 meses por barricas de novas de 500 litros de carvalho francês.- Palha verdeal, brilhante. No nariz, ervas aromáticas, casca de limão siciliano, mineral, lácteo, sem presença aparente de madeira. Na boca, ótima acidez, seco, corpo médio para amplo, final de boca mineral e cítrico. Um vinho sutil, bem fresco e ligeiro.  Meu favorito

Ribeiro Santo Vinhas da Neve 2013 – Dão – Varietal 100% Encruzado com 13,5% de álcool e passagem de 6 meses por barricas  de carvalho francês -  Palha verdeal brilhante. Fresco bem mineral, cítrico (limão siciliano), bem delicado, e aroma de flores brancas. Na boca, boa acidez, tânico, mais encorpado e frutado que o anterior, com ponta de álcool. Final de boca com menor sensação de madeira. Bem frutado e com toque de baunilha

Ribeiro Santo Vinhas da Neve 2014 – Dão – Varietal 100% Encruzado com 13,4% de álcool e passagem de 6 meses por barricas francesas de barricas francesas sem tosta.-  Palha verdeal, ralo, brilhante Olfativamente limpo, mineral, pedra molhada, e delicado cítrico. Ótima acidez, delicado, elegante, corpo médio, final refrescante e mineral.


Ribeiro Santo Vinha da Neve 2009  - Dão - Corte de Touriga Nacional, Afrocheiro, e Tinto Cão, com 14% de álcool e passagem de 12 meses por barricas francesas - Rubi extra tinto  leve halo. Frutas negras, tinta de caneta, herbáceo, e notas de flores escuras. Na boca ótima acidez, taninos muito finos, corpo médio, retrogosto frutado com  cereja no licor, 

Ribeiro Santo Vinha da Neve 2011 – Dão – Corte de Touriga Nacional, Afrocheiro, Tinto Cão e Tinta Roriz , com 14% de álcool e passagem de 12 meses por barricas francesas. -  Floral intenso, violetas, herbáceo, menta, e especiarias. Na boca, ótima acidez, taninos presentes, encorpado, potente, musculoso, final fresco e frutado com ligeiro tostado. 

Ribeiro Santo Vinha da Neve 2012 – Dão – Corte de Touriga Nacional, Afrocheiro, Tinto Cão e Tinta Roriz , com 14% de álcool e passagem de 12 meses por barricas francesas. – Rubi, extra tinto, sem halo. Cereja no licor, floral, especiarias e leve tostado.  Ótima acidez, taninos intensos, potente, encorpado, intenso, final fresco e frutado. Um vinho mais direto e vertical. Meu favorito entre os tintos.

Ainda não sabemos a que preço serão lançados estes vinhos, mas posso garantir que são de alta qualidade. Destaque para  a  Encruzado, uma branca que tem me agradado demais e que tem ganhado espaço recentemente entre as brancas portuguesas, no passado costumava fazer parte de vinhos de corte mas agora tem se destacado em vinhos varietais por ser uma variedade de boa estrutura, bem fresca, aromas delicados de frutas, muita mineralidade, e que permite guarda.

Wine Brands – Site: www.winebrands.com.br – Fone: (011) 2344 5569

Nenhum comentário:

Postar um comentário