2 de mar. de 2016

Marsala Heritage de Francesco Intorcia "Um Achado"


Vinícola fundada em 1930 e já em sua  3ª geração está só agora começando sua atuação em nosso país através da Importadora Mercovino. Na semana passada tive o prazer de participar de uma apresentação dos produtos da vinícola que ficou a cargo do proprietario Francesco Intorcia que também e o enologo responsável pelos vinhos da casa .
Os Marsalas  são vinhos fortificados elaborados com uvas brancas das variedades , damaschino grillo insolia e catarratto dividos dois tipos de produtos : Os  de vinho base onde depois  da fermentação se  adiciona mosto cozido chamado de Ambra, e outros  de vinho  base onde depois da fermentação se adiçiona a Miscella ( mosto de uva tardia fresca com adição de álcool vínico) que passa a se chamar de Ouro. Temos também mais uma classificação que tem por base o tempo de envelhecimento, e os vinhos sao classificados como Conciato Fino onde o vinho tem mais de depois 1 ano de guarda, Conciato Superiore  com mais de 2 anos, os  Conciato Riserva com mais de 4 anos, os Vergine/Solera  com mais de 5 anos, e os Vergines Stavecchio Solera ou Riserva com mais de 10 anos.  Mas a coisa nao para por ai pois a última classificação e por conta do residuo de açucar que o vinho contem e que e classificado como Seco onde o residuo é menor de 40 gramas/ litro, Semi  Seco onde o residuo vai de de 40 a 100 gramas de açucar e finalmente o Doce onde o residuo supera  os 100 gramas.
No dia tivemos a oprtunidade de provar os seguintes vinhos :


Marsala Vintage Vergine Riserva  Ambra Doçe 2004 – Varietal  100% Grillo,  com 18% de alcool, e passagem de 10 anos em bottes da Eslavônia.  Cor âmbar, ouro antigo, brilhante com  toque verdeal. Massa de vidro, figo, laranja confitada. cereal, damasco e leve  oxidativo . Boca seca, direta , álcool presente,  final frutado e leve salgado.

Marsala Vintage Vergine Riserva  Ambra Dolce 1980 – Varietal 100% Grillo com 18% de álcool e mais de 35 anos em bottes da Eslavônia – Cor Ouro velho  brilhante.OIlfativamente complexo,  terroso, tostado intenso, casca de laranja confitada, nozes amêndoas, leve figo sêco, e   brisa do mar . Ítima acidez, noca menos alcoolica, bem elegante com corpo médio e retrogosto frutado, tostado e salgando mais intenso que o anterior.

Marsala Superiore Riserva Oro Semi Seco 2012.  Dourado,ralo, brilhante.No nariz mexerica, nêspera, cereal, nem  mais frutado do que os outros lembrando  pessego em calda. Na boca sensaçao maior de alcool talvés por ter corpo mais ralo,  final de boca mais simples e frutado. Uma experiência da casa voltada para i público mais jóvem para consumo mais rápido e confecção de drinques.

Marsala Vintage Superiore Riserva  Ambra Semi Seco 1994. Varietal 100% Grillo , com 18% de álcool  e passagem de 20 anos por barricas - Âmbar, esverdeado, intenso. Caramelo, damasco, laranja confitada, herbáceo, fruta seca,e  tâmara. Na boca, macio , álcool na medida certa, muito redondo, final de boca frutado com toque casca de laranja confitada e  caramelo  Vinho delicioso, freco com ótimo balanço de boca. Meu segundo favorito.

Marsala Vintage Superiore Riserva Ambra  Doce 2004  - Varietal 100% Grilo com 18% de álcool e passagem de 10 anos por barricas  - Âmbar, menos intenso, leve esverdeado. Olfativamente frutado, laranja, ponta de alcool, massa de vidro, , final de boca delicado, adocicado,  caramelo , ponta de álcool ligeiro amargor lembrando amêndoas.

Marsala Riserva  Vergine Superiore Seco 1980 - Varietal 100% Grilo com 18% de álcool  e passagem de 35anbos por barricas . Esverdeado, âmbar,  brilhante. Olfativamente trazendo ervas aromáticos, frutas  secas, defumado,  nozes, e final salini. Na boca , ótima acidez , dulçor na medida certa corpo medio, direto, mais austero, final de bova com frutas secas e mineralidade Delicioso . Meu favorito

Espero que os importadores tenham paciência com esta jóia pois como todos sabem é daquele tipo de vinho que vende pouco, para algumas pessoas que já conhecem a orígem e seu estilo. Vai precisar de um esforço de divulgação .Parabéns a Mercovino pela escolha, e aos Intorcia pelos excelentes produtos.


Mercovino - http://www.mercovino.com.br   - Fone (011) 3841 9448

Nenhum comentário:

Postar um comentário