28 de mar. de 2016

Descorchados o Guia certo para os vinhos sul americanos


Sou admirador assumido do Guia Descorchados desde seu lançamento em 1999, afinal foi o primeiro a dar o merecido destaque exclusivo aos bons vinhos sul americanos, mas o que mais me agrada é que Patricio Tápias seu idealizador nunca teve a espectativa  de se tornar o dono da verdade e de ditar o estilo que mais lhe agrada em suas publicações desta forma o  Descorchados  se tornou uma referência  real e completa do que se produz de melhor em nosso continente acompanhada de uma criteriosa avaliaçao da cada vinho feito por grandes profissionais. Admito que quando quero pesquizar algum  um vinho destas bandas que não conheço ,uso o guia como referência.
Mesmo seguindo uma linha mais econômica do que o guia em relaçao às notas concedidas , nunca percebi disparidades de caracteristica quando provei os vinhos por eles indicados , e isto para mim cria aquele elo de confiança tão fundamental  que gera o que conhecemos por “Credibilidade” . Na semana passada fui convidado para o lançamento do Descorchados 2016 e já fiquei impressionado com seu tamanho do Guia ( 992 páginas) tendo como conteudo a prova de mais de 3.500 vinhos elaborados por cerca de 400 vinícolas, o que lhe garante dar uma visão abrangente do que de melhor se produz em termos de vinho na Argentina, Brasil, Chile  e Uruguai nos dias de hoje. Dois destaques para esta edição ,  a cobertura ampla dos vinhos elaborados no Brasil, e as novas  figuras que despontam no no cenário do vinho chileno e suas criações. Como disse Patricio durante a apresentação “Estamos conhecendo hoje os que se tornarão os grandes players do mercado de vinho daqui a 10 anos “.

Vamos conhecer os destaques desta edição que nos foram servidos durante a apresentação e os comentários para os meus 10 favoritos :

ESPUMANTES E BRANCOS

1) Lirica Crua  - Corte de Chardonnay Pinot Noir e Gouveio  - Brasil – Pinheiro Machado - Nota do Guia 92 Pontos – Minha nota 89/100

2) Vertigo Natural  Corte de Chardonnay e Pinot Noir 2013 – Brasil – Vale dos Vinhedos  - Nota  do Guia  93 Pontos – Minha nota 90/100 – Rico olfativamente , caju, especiarias, toque de leveduras e  pontinha mineral lembrando petroleo. Boca fresca, macia ligeiro tanino e frutas evoluidas .








3) Bouza Albarinho 2015 Varietal 100% - Albarinho  - Uruguai , Canelones - Nota do Guia 93 – Minha Nota 90/100

4) Ji Ji Ji 2015 – Varietal 100% Chenin Blanc -  Argentina - Vale de  Uco – Nota do Guia  92 pontos – Minha nota 88/100

5) Carmen Quijada 2015  - Corte de Semilon e Sauvignon Blanc. – Chile – Apalta - Nota  do Guia 93 pontos – Minha Nota 90/100

6) El Esteco old wines 2015 – Varietal 100% Torrontes – Argentina  - Cafayate  - Nota do Guia 94/100 – Minha Nota 88/100

7) Aconcagua Costa Errazuriz Las Pizzaras 2014 – Varietal 100% Chardonnay .- Nota do Gua 97/100 – Minha nota 91/100. Mineral, pedra molhada, ligeira fruta evoluida  limpo. Ótima acidez, seco, tânico, corpo médio,  retrogosto fresco  trazendo fruta com evolução .









8) Mosquita Muerta 2014 – Corte com Chardonnay 80% , Viognier 10% , e Moscatel, e Savignon Blanc. Com 5% cada. – Argentina – Vale de Uco – Nota do Guia 95 pontos – Minha Nota  91/100 – Um vinho direto,  mineral , limpo, pedra molhada. Ótima acidez, vivido , corpo médio, boa estrutura, pontinha de álcool, seco fruta amarela, pimenta , delicioso .








9) Lapostolle Collection Moscatel 2014 – Varietal 100% Moscatel – Chile – Itata – Nota do Guia 93 Pontos – Minha nota 90/100

10) En Re Do 2015 – Corte de  Gewustraminer  e Riesling com 50% cada – Chile – Casablanca – Nota do Guia 95/100 – Minha Nota 92/100 – Vinho olfativamente rico com, lança perfume, floral, rosas, jasmin, balsâmico, e pimenta branca. Na boca, alta acidez , ligeira tanicidade corpo médio , muito frescor e retrogosto com groselha fresca.  Vinho gastronômico ,com muita  personalidade







11) Via Revolucionaria Piel 2015 – Varietal 100% Sauvignon Blanc – Argentina – Tupungato – Nota do Guia 96 Pontos – Minha Nota 91/100 - Dourado, brilhante, abacaxi mineral, tostado baunilha, Boa acidez delicado ,leve tanicidade, corpo médio , estilomais  natutar, austero.  Final de boca com  pera cozida e mineral muito agradavel.









TINTOS RADICAIS  CHILENOS

1) Plop  Arbolitos Rosados Y Forma de Pesar Nubes  2015 – Varietal 100%  Cabernet Franc – Argentina – Chacayes – Nota do Guia 91 Pontos – Minha Nota  90/100

2) Bogus Tres Vacas 2013 – Varietal 100% País – Chile – Quilpié - Nota do Guia 90 Pontos  – Minha Nota 88/100

3) J. Buchon País Salvaje 2015 – Varietal 100% País – Chile – Maule - Nota do Guia 92 Pontos – Minha  Nota  91/100 – Um vinho delicado . Frutas vermelhas maduras, groselha, herbáceo e  mineral. Ótima acidez ,taninos limpos, fresco,  corpo leve,  final de boca muito agradavel lembrando um nom Beaujolais .








4) Puelo Patagonia Villaseñor  2014- Varietal 100%   Pinot Noir  - Chile – Austral – Nota do Gua  91 Pontos – Minha Nota 90/100

5) Huaso de Sauzal Chilena  2014 – Varietal 100% País – Chile – Caluquenes – Nota do Guia 94 – Minha nota 90/100

6) Exótico Nero D’Avola  2013 – Chile – San Rafael – Nota do Guia 93Pontos – Minha Nota 92/100. - Frutas negras maduras, alcacuz, pimenta, ligeiro tostado. Na boca redonda,  macio, taninos finos ,corpo médio , elegante , sedoso, final de boca com frutas maduras . Delicia de vinho .









TINTOS

1) Grus Vinedo  de Alcohuaz 2014 – Corte de Syrah, Malbec, Grenache e Petit Verdot – Chile -  Elqui – Nota do Guia 95/100 –Minha Nota 92/100 Violáceo , extra tinto, sem halo. Complexo, vinoso , frutas negras frescas, tinta de caneta, carne, grafite. Acidez marcada, suculento corpo médio retrogosto frutado e suculento .








2) Patritti Primogenito Sangre Azul 2014 – Varietal 100% Merlot – Argentina – Patagônia - Nota do Guia 95 Pontos – Minha Nota 89/100

3) Luiz Pereira Santa Carolina  2013 – Varietal 100% cabernet sauvignon – Chile – Maipo – Nota do Guia 97 Pontos – Minha Nota 91/100 - Rubi indo para granada,sem halo. Frutas negras azedas ,terroso, pimenta, tostado, floral. Ótima acidez,  taninos finos ligeiramente verdes,  encorpado, retrogosto  frutado e arredondado, promete guarda longa








4) Jano Tannat 2013 – Varietal 100% Tannat - Uruguai – La Cruz – Nota do Guia 94 – Minha Nota 90/100

5) Finca Piedra Infinita Zuccardi 2013 – Varietal 100% Malbec - Argentina – Altamira – Nota do Guia 98 Pontos – Minha nota 91/100 – Violáceo, extra tinto sem halo. Frutas vermelhas maduras  pimenta, chocolate, toque herbaceo e floral. E mineral . Alta acidez, ponta de álcool,  taninos finos ,redondo, corpo intenso. Retrogosto cheio de frutas e toque tostado. Um vinho vertical. Estruturado, de  guarda 







6) Silencio Cono Sur 2011 – Varietal 100% Cabernet Ssauvignon – Chile  - Maipo – Nota do Guia 98 Pontos – Minha Nota 90/100

7) Bodega Filgueira Famiglia Necchini 2011 – Corte de Tannat, Cabernet Franc, e Cabernet Sauvignon – Uruguai Canellones – Nota do Guia  95 Pontos – Minha Nota 90/100

O Guia Descorchado é publicado e distribuido no Brasil pela Inner Editora do amigo Christian Burgos que também cede seu expert  Eduardo Milan para coordenar e degustar os vinhos brasileiros , e também ser responsável por degustar todos os vinhos argentinos enquanto Patrício Tápias se reponsabiliza pessoalmente pelos vinhos Chilenos e Uruguaios .
Recomendo a aqueles que não conhecem o guia a adquirir o exemplar de 2016 e saber quais sao os melhores vinhos produzidos em nosso continente
Inner Editora – Site : http://revistaadega.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário