29 de fev. de 2016

Brunello di Montalcino Riserva Pian delle Vigne 2010



Muitos apreciadores de vinhos sofisticados sempre acabam virando o nariz quando o produtor é grande, Vinho industrial  é o mote crítico muito utilizado nestes casos. Claro que a dificuldade em se produzir bons vinhos em grandes volumes é um senhor desafio, mas existem empresas que conseguem isto e o fazem de maneira constante, Antinori é uma delas .O alto padrão desta vinicola é comprovado em todas suas principais orígens  como Chianti Clássico e certamente nos deliciosos Brunellos, vamos ao Brunello de Montalcino Riserva Pian delle Vigne Riserva 2010 -  Rubi indo para granada boa concentrção halo de evolução. Complexo, frutas a vermelhas azedas , floral lembrando violetas , tostado delicado, especiarias, e toque  mineral . Na boca tripé correto, ótima acidez , taninos presentes bem finos, bom corpo, Persistência longa, e retrogosto frutado. Vinho que dentro desta delicada safra de 2010 mostroi mais claramente as caracteristicas originais de um bom Brunello. Nota 92/100

5 comentários:

  1. Grande Tommasi!

    Mandando ver nos Brunellões 2010, hein? Que beleza! Eu só bebi um Mastrojanni meses atrás. Fiquei impressionado com a delicadesa do vinho para uma safra tão nova. Novinho mais já apreciável. Acho que teremos belas amostras de Brunello desta grande safra, não?

    Abraços,

    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua nota Flavio vou escrever sobre o Mastrojani em breve , também gostei muito. Quanto a safra 2010 falaram muito mas para mim a safra está descaracterizada existem muotos exemplares elegante como o Mastrojane que mesmo nao parecendo Brunello sao excellentes, mas pelo menos 30% do que tomei estava aguado e sem frutas . Concluindo para mim 2010 decepcionu um pouco e certamente nao será vinho de guarda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber dessa sua constatação, Tommasi! Apesar de bom, eu achei o Mastrojanni muito macio para um Brunello tão novo. Será que deram uma modernizada total nos Brunellos que foram aclamados pela crítica? Isso me preocupa. Quero abrir uns que tenho aqui para testar. Aguardo sua postagem sobre o Mastrojanni.
      Abs,
      Flavio

      Excluir
  3. Flavio acho que nao tem nada a ver com o processo de produçao mas sim com a safra em si. Os produtores fizeram muito barulho dizendo que era uma grande safra mas depois de provar 120 exemplares te garanto que nao foi, tanto é a a Mastrojanni nao fez Reserva 2010 ele só lançou Um Sellezione e um Brunello básico de 2011, voce lembra que safra tomou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebi o 2010! Aliás, foi o único Brunello 2010 que bebi. Será que os caras fizeram uma baita jogada de marketing? Essa observação sua em relação ao fato da Mastrojanni não ter feito o Riserva é mesmo um indicativo de que a safra não foi tão boa quanto dizem ser.

      Excluir