21 de dez. de 2015

Uma verdadeira enciclopedia dos vinhos da Borgonha


Se existe uma região que até os grandes experts em vinho tem dificuldade em entender esta é a Borgonha. Porque `? Por diversos motivos, mas certamente o principal deles é o respeito ao Terroir e sua multiplicidade em terras borgonhesas. A Borgonha tem 748 AOCS ( Appelation D’Origine Controlée) que se dividem entre 23 “Appellation Regionale” com 50,6% do volume da região, 44 “Appellation Village” com 37,9% da produção, 648 “Appellatiom Premier Cru” responsáveis por 10,1% da produção, e finalmente 33 “Appellation Grand Cru” com 1,4% da produçao. Só por estes números voces já podem sentir a dificuldade que o consumidor e até mesmo os críticos e jornalistas especializados tem conhecer mais a fundo as características de tais jóias, afinal devemos pensar que estes números devem ser multiplicados pelos diversos produtores que elaboram cada uma das AOCs. 

Bem esta curta informação serve apenas para mostrar a voces o que pode ser encontrado no livro lançado na semana passada pelo nosso amigo Jean Claude Cara denominado “Vinhos da Borgonha história, tradição e cultura”. Jean é consultor de vinho se gastronomia, já foi chef de cozinha na França ,e já teve um restaurante no Brasil. É considerado hoje um dos maiores especialistas de vinhos da Borgonha no Brasil, onde ministra cursos e também elabora um vinho de garagem de nome Elephant Rouge. Atualmente vive na França na cidade de Beaune onde possui a Cavisteria  uma loja de vinhos raros que eu ainda não conheço mas que pretendo visitar em minha próxima visita a esta linda cidade.
 

Bem meu exemplar já está na mão e certamente será meu livro de cabeçeira neste final de ano e início de 2016, caso voce tenha interesse o  livro custa R$ 149 e está disponível na Cia dos Livros Site : www.ciadoslivros.com.br

Boa leitura e boas festas a todos ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário