23 de ago. de 2015

Attems Pinot Grigio um Vinho laranja ou Rosé ?


Tomei  esta semana um vinho que fez minha cabeça, o Attems Pinot Grigio  Ramato 2012 elaborado pela tradicionalissima Frescobaldi . E a pergunta ficou, seria este vinho um rosé ou um laranja ? Ele é vendido como rosé, mas checando o método de fabricação para mim ficou mais para o lado de um laranja, mas o que realmente importa é que trata-se de um vinho sensacional que certamente a partir desta data estará sempre presente em minha adega. Por que acho que é laranja ? Porque o processo de produção identifica que o mosto fica em contato com as cascas da uva neste caso por um período de 24 horas, processo este adotado para vinhos tinto  é que é caracteristica de todos os vinhos laranja produzidos atualmente, este processo faz com que  o vinho acabe  adquirindo elementos não habituais em brancos, como polifenóis, alguma cor e leve textura  tânica. Este exemplar é elaborado pela Conti Attems  no Friuli da qual a Frescobaldi adquiriu 30% de paticipação acionária, uma  terra famosa  por seus brancos e ultimamente por ser o berço moderno dos vinhos laranjas.  O Pinot Ramato e elaborado com a varietal Pinot Grigio, casta branca da região do Rio Izonzo de vinhedos com 15 anos de idade. 
Vamos ao seu descritivo:
Palha com delicados reflexos acobreados , brilhante. Olfativamente marcado pela mineralidade, pedra de isqueiro, frutas brancas, e delicioso floral. Na boca Alta acidez, vibrante, corpo médio, balanço de boca delicioso e dima freco com muita mineralidade e ligeiramente salino. Um vinho prontissimo e altamente gastronômico. Vale cada centavo. Preço de venda na Ravin, seu importador exclusivo no Brasil é de R$ 148


RAVIN : Site:  www.ravin.com.br  Fone : (011) 5574 5789 

3 comentários:

  1. Tommasi,
    A Pinot Grigio ou Pinot Gris como é conhecida na Alsácia é na verdade uma uva de casca com coloração rosada.O mesmo parece que acontece com a Gewurstraminer. E isso sempre me causou uma dúvida: por que não temos rosés com essas uvas? Esse vinho que você apresentou parece uma exceção e irei atrás dele. Deve ser mesmo interessante.

    Aurelio Guerreiro

    ResponderExcluir
  2. Valeu Aurélio Tenho certeza que vai gostar

    ResponderExcluir
  3. Tommasi,
    Na minha caça pelo vinho que você indicou acabei encontrando um outro Pinot Gris rosé. Comprei e tomei ontem mesmo. Foi muito bem como aperitivo. Não tinha a complexidade do Attems e valeu o investimento. Era da marca Valdorella da região do Veneto e custa R$ 50,00 no Pão de Açucar.

    ResponderExcluir