1 de jun. de 2015

Vinhos da Campanha investindo na imagem


A falta de investimento em marketing por parte dos produtores nacionais é sempre tema de discusão no mundo do vinho. Os produtores reclamam falta de espaço na mídia e a dificuldade em vender seus produtos nos principais mercados consumidores brasileiros, mas a verdade é que realmente os produtores nacionais precisam se movimentar mais, organizando eventos com jornalistas especializados, assim como achar canais de distribuição nos diversos mercados alvo. No lado jornalistico vou citar meu explo: Tenho duas páginas na Revista Go Where Gastronomia onde cabem aproximadamente 7 acontecimentos que ocorreram ou irão ocorrer no mes em questão, recebo aproximadamente 15 ou mais convites mensais de lançamentos de novos rotulos de vinho, visitas de produtores e enólogos de produtores internacionais, feiras de importadores, onde temos a oportunidade de degustar vinhos colocados à disposição pelos organizadores assim como material técnico e de divulgação, e apresentações dos produtores .Como voces podem perceber já fica dificil ter que escolher os 7 temas, como fazer para divulgar algo que nem temos informação. O mesmo imagino que ocorra para lojas de vinho e restaurantes já bombardeados peloe excesso de vinhos que lhes é oferecido pelas importadoras e pelos grandes produtores nacionais. O que fazer ? Penso que a atitude da Vinhos da Campanha, uma associação fundada em 2010 seja uma das saídas, no estilo “A união faz a força” ou seja os produtores se reunindo em torno de um evento conjunto. Foi isto que ví no dia dia 26 de maio no  Empório Frei Caneca onde pela primeira vez reunidos, onze produtores da Região da Campanha Gaúcha, apresentaram seus vinhos aos profissionais, imprensa e consumidores de São Paulo. Estiveram presentes os seguintes produtores:

- Batalha Vinhas & Vinhos: www.vinhosbatalha.com.br
- Bodega Sossego: www.sossego.net
- Bueno Wines: www.buenowines.com.br
- Dunamis Vinhos: www.dunamisvinhos.com.br
- Estância Paraizo: www.estanciaparaizo.com
- Guatambu Estância do Vinho: www.guatambuvinhos.com.br
- Routhier & Darricarrerè: www.redvin.com.br
- Vinhetica: www.vinhetica.com
- Vinícola Campos de Cima: www.camposdecima.com.br
- Vinícola Cordilheira de Sant´Ana: www.cordilheiradesantana.com.br
- Vinícola Peruzzo: www.vinicolaperuzzo.com.br

Vamos aos meus favoritos :

Batalha Vinhas & Vinhos - Batalha Tannat 2012 Um corte com 85% Tannat e  15% de Merlot. Marcado pelas frutas negras, pimenta, e canela, chocolate e floral  , muito boa  acidez,  corpo médio para amplo,  taninos macios e final de boca frutado. Ótimo vinho onde a pequena porcentagem de Merlot amaciou a rustica Tannat.

Bodega Sossego – Campaña Cabernet Sauvignon 2012 –  Geleia de frutas negras, especiarias, herbáceo e tostado. Vinho de corpo médio, taninos finos e  retrogosto  frutado com notas de pimenta. Vinho muito agradável marcado pelas frutas .

Bueno Wines - Bueno Paralello 31 2011- Rubi violáceo, extratinto sem halo. No nariz, frutas negras maduras, tostado, herbáceo, menta, e toque de pimenta . Na boca, boa acidez,  taninos resolvidos, corpo médio para amplo. ponta de álcool, final de boca frutado com couro e terciarios. Um vinho mais senhoril que promen te longa guarda


Dunamis Vinhos – Dunamis Tannat 2013-Um vinho com aromas de frutas negras e vermelhas, chocolate, couro , e tabaco, boa acidez, ainda tânico com a tipicidade da varietal.


Estância Paraizo – Don Thomaz e Victoria Cabernet Sauvignon 2010 – Um cabernet sauvignon bem no estilo novo mundo carnuto estruturado, quente, trazendo muita fruta e boa acidez. Recomedado para os apreciadores dos vinhos do novo mundo.


Guatambu Estância do Vinho – Épico  um tinto elaborado com diferentes safras, corte de  Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon e Tempranillo um vino moderno, mais  potente mas muito redondo e fácil de beber bem ao gosto do paladar brasileiro


Routhier & Darricarrerè - Salamanca do Jarau  2012 um  Cabernet Sauvignon 100%, Vinho de alta concentraçao de cor com ameixa preta , cereja azeda toque herbáceo e tostado agradável , na boca redondo , corpo médio final de boca com fruta  elaborado com leveduras indígenas, bom custo benefício.


- Vinhetica – Vinhetica Rosé 2014, um corte de Teroldego e Merlot 2014 – Rosé que lembra muitos os vinhos da Provance. Frutas vermelhas azedas, sem grande dulcor, pimenta branca, leve quimico.  Muito boa  acidez , delicado, corpo curto, retrogosto mineral e frutas azedas . Delicia de vinho fácil de beber para todos os momentos.


Vinícola Campos de Cima – Assinatura 2014 – Um corte de Malbec, Shiraz e Tannat Um vinho ainda muito jóvem mas já mostrando do que será capaz . Frutas vermelhas, especiarias e nota de tabaco dão o tom de seu nariz enquanto que boa acidez corpo e persistência dão vivacidae ao paladar.


Vinícola Cordilheira de Sant´Ana – Tannat 2005 – Os vinhos da Cordilheira sempre se destacam nas degustações das quais participo pelo fato de sempre estarem prontos para beber, fruto da politica de guarda que seus produtores adotam antes de colocar o vinho a venda no mercado. Este Tannat está absolutamente no ponto de ser tomado com destaque para sua boca austera mas que apresenta seu taninos já resolvidos e seu retrogosto trazendo frutas negras maduras já com os primeiros sinas de evolução. Delicia pura


Vinícola Peruzzo  - Peruzzo Cabernet  Franc 2012 -  Um Cab Franc típico com tinta de caneta frutas vermelhas maduras, e ligeiro tostado. Na boca, tripé correto, boa acidez taninos finos, corpo médio , e ligeira ponta de álcool . Vinho classudo para aqueles que como eu gostam de vinhos mais austeros.

Gostaria de deixar meus parabéns ao Giovâni Silveira Peres , atual presidente da Associação e aos 17  sócios da entidade pelo esforço mercadologicovisando tornar seus deliciosos vinhos mais conhecidos entre os consumidores brasileiros, estou certo que os resultados positivos serão vistos em breve.  Terei sempre muito prazer em ajudar nesta divulgação


Associação Vinhos da Campanha - www.vinhosdacampanha.com.br

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