18 de nov de 2013

Os vinhos mais caros da Itália


Os 10 vinhos mais caros da Italia


Recentemente li uma interessante pesquisa elaborada por Diana Goodman para a Wine Searcher onde ela nos apresenta os vinhos mais caros da Itália. Claro que o trabalho leva em conta vinhos encontrados no mercado sem preocupação com safras ou tempo de guarda, mas vale pela curiosidade e para descobrir os produtores italianos mais badalados do momento. Vamos aos primeiros 15:


No. 1. Tenuta dell'Ornellaia - Toscana -  Vendemmia d'Artista Special Edition Bolgheri Superiore a um preco médio de USD 978 por garrafa.


No. 2. Bruno Giacosa, Piemonte - Collina Rionda Barolo DOCG a um preco médio de  USD 963 por garrafa


No. 3. Giuseppe Quintarelli, Veneto - Amarone della Valpolicella Classico Riserva DOCG a um preco médio de  USD 807por garrafa


No. 4. Tenuta dell Ornellaia – Toscana -  Masseto Toscana IGT a um preco médio de  USD 692 por garrafa.


No 5. Bruno Giaccosa – Piemonte - Falletto di Bruno Giacosa "Falletto" Riserva Barolo DOCG a um preco médio de  USD 669 por garrafa.


No 6. Giacomo Conterno, Piemonte - Monfortino Barolo Riserva DOCG a um preco médio de  USD 592 por garrafa.


No 7. Biondi Santi, Toscana   Tenuta il Greppo Riserva Brunello di Montalcino DOCG a um preco médio de  USD 541por garrafa .


No 8 Giuseppe Quitarelli – Veneto - Alzero Cabernet Veneto IGT a um preco médio de  USD 490 por garrafa.


No 9 Giuseppe Quintarelli – Veneto - Amabile del Cere Passito a um preco médio de  USD 474 por garrafa .


No 10. Romano dal Forno, Veneto - Vigneto di Monte Lodoletta Recioto della Valpolicella DOCG a um preco médio de  USD 470 por garrafa


No 11. Miani Calvari. Friuli-Venezia Giulia Refosco Colli Orientali del Friuli a um preco médio de  USD 446 por garrafa.


No 12 . Case Basse di Gianfranco Soldera, Toscana - Soldera Brunello di Montalcino Riserva DOCG a um preco médio de  USD 435 por garrafa.


No 13 Romano dal Forno – Veneto - Vigneto Monte Lodoletta Amarone della Valpolicella DOCG a um preco médio de  USD 414 por garrafa.


No 14. Mascarello Giuseppe e Figlio, Piemonte - Monprivato Cà d'Morissio Riserva Barolo DOCG a um preco médio de  USD 409 por garrafa.


No 15 . Gaja, Barbaresco, Piemonte - Sori San Lorenzo Barbaresco a um preco médio de  USD 374 por garrafa .

3 comentários:

  1. PREZADA AMIGO, TUDO BEM?!! GOSTEI DESSA MATÉRIA E APROVEITO PARA COMENTÁ-LA. CHEGUEI DA ITÁLIA HÁ POUCAS HORAS ONDE, COINCIDENTEMENTE, FUI COMPRAR CINCO DESSES RÓTULOS SUPRACITADOS. GOSTO DO WINE SEARCHER POIS É UM BOM GUIA DE REFERÊNCIA PARA A COMPRA DE VINHOS RAROS (NÃO O MELHOR). ENTRETANTO, OS DADOS APRESENTADOS COMO MÉDIA DE PREÇOS DIVERGEM MUITO DA REALIZADA DO MERCADO. POR EXEMPLO, O AMARONE MONTE LODOLETTA É BEM MAIS CARO QUE O AMARONE QUINTARELLI (MÉDIA SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SAFRA). ENTRE OS QUINTARELLI, A MÉDIA DE PREÇO DOS ALZERO PODE SUPERAR O AMARONE. O TERRÍVEL SOLDERA É, DE FATO, UM DOS VINHOS MAIS CAROS DA ITÁLIA E "MERECIA" ESTAR ENTRE OS "TOP TEN DENTRE OS MAIS CAROS. ATUALMENTE, ESTÁ BEM MAIS CARO QUE OS BIONDI SANTI RESERVA (NO INÍCIO DO ANO A MÉDIA CORRESPONDIA).TODOS SÃO EXCELENTES VINHOS (EXCETO O SOLDERA - RS, RS, RS) E INFELIZMENTE POUCOS TÊM A OPORTUNIDADE DE DEGUSTÁ-LOS. PARA A NOSSA SORTE, A ITÁLIA ESTÁ PRODUZINDO VINHOS TAMBÉM QUE PODEM SER MAIS ACESSÍVEIS E NOS DAR UM PRAZER TÃO GRANDE AO PROVÁ-LOS. RESUMINDO, FICO FELIZ POIS DEMONSTRA A VALORIZAÇÃO E QUALIDADE DOS VINHOS ITALIANOS NO MERCADO INTERNACIONAL.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua nota que atualiza meus post. Realmente a coisa está ficando séria. Comprei dois anos atrás um Quintarelli Amarone , e aos preços que está hoje vou coloca-lo a venda por certo. Abração e epero que tenha curtido minha terra

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Itália! Dessa vez estive, além da Toscana, em fornecedor no Piemonte e Umbria. Apesar de estar "no fim do mundo", o Piemonte é belíssimo e com vinhos encantadores com preços convidativos. No sábado estava nevando em alguns pontos da região - muito belo. OBS: é o momento certo de vender seu Quintarelli e com esse "marketing"fica mais fácil de pedir um melhor preço. Comprei 12 garrafas do Amarone Quintarelli 2003 o que deu mais trabalho (financeiro) foi o "monstruoso" Romano Dal Forno devido a sua procura ser maior que a oferta. Forte abraço e até o próximo post

    ResponderExcluir