30 de mai. de 2013

Uma singela homenagem a Franco Biondi Santi


Sempre tive grande admiração pelo Franco Biondi Santi que na elaboração de seus Brunellos nunca cedeu ao modismos para ganhar mais dinheiro como ele mesmo dizia faço um vinho que eu gosto de tomar. A dois anos atrás tive o grande prazer de conhece-lo em uma visita a sua cantina quando o entrevistei para a minha extinta revista Free Time.
Minhas lembraças da visita foram uma descontraida conversa cheia de historias que ele gostava de contar, um livro de sua vida autografado, uma garrafa de azeite e um exemplar de seu vino Rosato di Toscana.
Recentemente quando ele faleceu disse a mim mesmo que aquela garrafa eu guardaria na minha adega como um tipo de homenagem. Mas mudei de idéia e decidi prestar a homeagem tomando seu vinho, afinal foi para isto que ele foi feito. Fiz isto na semana passada.


Biondi Santi Rosato di Toscana 2007 -13% de álcool - Vinho elaborado 100% com a Sangiovese, vinificada em branco com maturação de 18 meses em tanques de inox. - Cor de casca de cebola com ligeiro avermelhado. Olfativamente floral, violetas, frutas vermelhas já com ligeira evolução o que me fez pensar que o vinho já tivesse meio passado na boca, mas na verdade estava com ótima acidez, vigoroso, sem apresentar sua graduação alcoolica e final de boca legante trazendo aqule frutado com ligeira evolução.





Que bom abrir a garrafa e toma-la ainda enquanto estava boa. Salute Franco !

Nenhum comentário:

Postar um comentário