28 de abr. de 2013

Harmonizando Jamon Ibérico com vinhos espanhois



Neste ano fui contratado pelo “Wines from Spain” da Federação Espanhola do Vinho, para dar  3 palestras na Expovinis . A que eu mais curti  foi a “Harmonização de Vinhos espanhois com Jamón Ibérico”. Todos os vinhos foram escolhidos pela organização e quando vi a lista fiquei um pouco preocupado pois a primeira vista apenas o Jerez tinha condições de compatibilizar com aquele delicioso presunto crú, os outros quatro  eram todos tintos crianza e não conhecia nenhum rotulo. Provando os vinhos sozinhos fiquei mais tranquilo pois pelo menos dois deles poderiam combinar. Nesta palestra infelizmente muita gente não consegui entrar pois a sala ficou lotada, comprovando que quando o tema é interessante não falta público.Vamos à lista de vinhos por ordem de preferência com o jamón iberico.


1)  Osborne Fino Quinta – DO Jerez – Álcool 15% com 5 anos de solera em barricas americanas. Perfeito acidez marcada limpou a gordura do presento. 
2) Clos Pons Roc Nu 2009 – DO Costers del Segre – Garnacha 40%, Cabernet Sauvignon 20% Tempranillo 20% - Álcool 14,5% com 14 meses de barrica francesa. Vinho com ótima acidez e taninos prontos , combinou muito bem com p presunto 
3) El Circulo 2010 – DOC Rioja – Tempranillo 100% - Álcool 13,5% e 12 meses de barrica nova americana. Outro vinho com ótima acidez e taninos domados.
4)   Pririneos Seleccion – Vinho de Autor Somontano – Syrah 50% e Garnacha 50%. – Álcool 13,5%  com 14 meses de barricas americanas e francesas. Bom vinho mas os taninos ficaram mais intensos pelo salgado do presunto.
5)  Matarromera  Crianza 2009 – DO Ribera del Duero – Tempranillo 100% - Álcool 14,5% com 12 meses de barrica americana. Ótimo vinho mas não adequado ao presunto devido taninos ainda verdes e maior grau de alcolicidade.

Um comentário:

  1. Prezada redação de Walter,

    Me chamo Bruna e gostaria de te apresentar um projeto meu e de outros dois amigos, o www.pecadevinho.com.

    O Pecado de Vinho é o primeiro site italiano feito para ajudar brasileiros a harmonizar vinhos italianos com pratos brasileiros e também para contar mais sobre o mundo dos vinhos italianos.

    Dei uma olhada no seu site e acho que o Pecado de Vinho possa ser ótima fonte de informação aos seus usuários que se interessam por vinhos italianos. Por este motivo gostaria te de pedir que colocasse um link nosso no seu site:

    TEXTO DO LINK:
    Vinhos Italianos

    Se vc tiver interessado podemos fazer uma troca e coloco o seu link no nosso site também.

    Obrigada pela sua atenção, e caso necessite mais informações, não hesite em entrar em contato.

    Atenciosamente,

    Bruna Uchoa
    www.pecadodevinho.com

    ResponderExcluir