28 de jan. de 2013

Estela de Frutos e suas criações



Anteontem ainda durante o Salón Conrad de vinos finos de Punta de Leste, tive o prazer de conhecer a simpática Estela de Frutos a mais conceituada enóloga atuante no Uruguay especialmente quando o tema é Tannat. Ela está a cargo da revitalização da Estancia de La Cruz tradicional vinícola adquirida recentemente pelo italiano Fábio Balzarini. A empresa possui 14 hect de Tannat com parreiras de 85 anos e 3,5 hectares de Folle Noir que foram as uvas que fizeram nascer a vinicultura Uruguaia. 

Tive o prazer de provar o primeiro vinho por eles elaborado chamado de “Jano” um Tannat varietal em sua safra 2011 ( A primeira safra deste vinho foi a de 2008) com 12,5% de álcool Olfativamente marcado por frutas negras como a amora, chocolate, e um ligeiro toque de menta. Na boca, acidez correta , macio, taninos domados, corpo médio, muito redondo e  elegante. Já pronto para o consumo.Nota 88/100. Por ser um vinho muito bem elaborado e por ter potencial de guarda acabei comprando uma garrafa para minha adega.  





Mas muito atenciosa Estela nos proporcionou uma surpresa única que foi a de provar seu  Estancia La Cruz Tannat 1999 que teve apenas 246 garrafas produzidas. Um Tannat 100% varietal com 12,5% de álcool de cor granada, média intensidade de cor, e halo intenso de evolução. Olfativamente austero com frutas negras já com aquele delicioso toque de evolução, balsâmico, toque terroso,e pimenta preta . Na boca redondo, macio, vivo, taninos muito finos , corpo médio, persistência loga e final de boca suculento confirmando os aromas já acima descritos.Um  vinho que comprova a total adaptação desta variedade no Uruguai e que nos dá uma boa noção de como este vinho pode envelhecer tão bem. Pena não existir disponibilidade deste vinho no mercado. Nota 90/100.



Para aqueles que viajarem para o Uruguay não percam a oportunidade e tragam sua garrafinha de Jano, um vinho realmente diferenciado.

Estancia de La Cruz - www.estancialacruz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário