15 de dez. de 2012

Pasta D’autori Cucina Originale


Fachada do Restaurante
 

 
Finalmente conheci o restaurante Pasta D’Autori  do competente e simpatico Rafael de Cara, o restaurante já vai completar 3 anos em seu atual endereço Rua Professor Atílio Inocenti 743, que conta com espaço para 40 pessoas alem de pequena rosticceria para venda de antipastos, massas e outros quitutes. O restaurante abre todos os dias para almoço e somente às 5ª, 6ª e Sabados para o jantar. Durante o almoço a cada dia servem pratos diferentes mas sempre dentro da especialidade da casa que é focada em pastas e risotos. O ambiente é aconchegate e familiar e conta sempre com a presença de seu chef proprietário a não ser quando el faz seus Bike Tours pela europa. A parte superior do sobrado tem espaço para eventos, que achei muito adequado para as cada vez mais comuns confrarias de pessoas que curtem combinar os prazeres da culinaria com seus vinhos favoritos. Por falar em vinhos, devo destacar a carta da casa, mesmo não sendo biblica visto volume de ofertas não ser muito grande, tem vinhos de alta qualidade, tanto aqueles considerados  adequados para “dia a dia”, como aqueles “TOP” para ocasiões especiais. Um ponto de diferenciação é que Rafael  disponibiliza  pelo menos quatro rotulos  mais requintados em taças pois a casa possui uma Enomatic especificamente para isto. Ontem quando estive lá a maquininha contava com:  Pazzia Luccarreli Primitio da Manduria, Saxa Cálida IGT ( Super Toscano da região de San Gimignano),Poggio Salvi (Brunello di Montalcino) e Sassoalloro IGT (elaborado porJacopo Biondi Santi em Scanzano).
Rafael e Walter

 
 
Minha primeira experiência com a cozinha de Rafael não poderia ter sido melho pois deixei a escolha do prato para o Chef e para minha grata surpresa inciamos com uma Bruschetta de Escarola com Lardo di Colonnata, absolutamente fantástico o que me “forçou” a sair ds dieta e comer duas  fatias.
Bruschetta de Escarola com Lardo di Colonnata
 
 Bem esta bruschetta não faz parte do cardápio normal visto a dificuldade  em se encontrar esta preciosidade, mas recomendo perguntar pois , quem sabe você dá sorte como eu, realmente divina. Como prato principal minha esposa foi de Ravioloni di Muzzarella di Bufala com molho de porcini freschi, prato delicado que realmente te remete à tradição toscana, enquanto eu fui de Rigatoni com molho de linguiça calabresa, um dos meus pratos favoritos e que posso dizer ter sido um dos melhores que já provei até hoje e que tinha um picantinho extra que me lembrou um pouco comida tailandesa.
Rigatoni com molho de Calabresa
Ravioloni di Muzzarela de Bufala com molho de funghi Porcini
 
Para acompanhar os pratos tomamos um supertoscano que eu ainda não tinha provado: Poggio Mandorlo 2006 da região da Maremma Toscana, em Seggiano na zona da denominação DOC Montecucco, região vulcanica, especificamente aos pés do vulcão extinto Amiata . O vinho é um corte de Merlot com Cabernet Franc , e Sangiovese com 14,5% de álcool , e 12 meses de estágio em barricas francesas. Rubi com alta concentração sem halo. Olfativamente complexo, marcado pela cereja, couro, estrebaria, tabaco, café,floral e toque mineral. Na boca alta acidez, taninos finos, suculento, elegante e retrogosto fresco com cerejas confirmando o olfativo . Nota 91/100. - Grande vinho importado para o Brasil pela VinoMaestro.
Poggio Mandorlo 2006
 

Para quem gosta de uma comida italiana requintada e bem elaborada, ai vai minha recomendação, indo para o jantar recomendo que façam reserva antecipada, poisse chegar ao restaurante , não encontrar lugar e sentir os aromas dos pratos voce certamente vai ficar frustrado. Parabens ao Rafael, pode ter certeza que voltarei

Pasta D’autori Cucina Originale.

Rua Professor Atilio Innocenti, 743 - Itaim Bibi - São Paulo – SP  Fone -  (011) 3044-0615

Nenhum comentário:

Postar um comentário