15 de ago. de 2012

O melhor Cabo de Hornos que tomei até hoje


Apresentação dos vinhos da San Pedro

Nesta semana acompanhando evento promocional da Viña San Pedro organizada por sua importadora no Brasil a World Wine tive a oportunidade de provar duas safras deste badalado vinho, a 2006 e a 2007 e fiquei realmente surpreso com a grande diferença entre as duas. Em conversa com o enólogo da casa Gonzalo Castro pude entender a diferença e minha total preferência pela safra 2007. Tradicionalmente elaborado com predominância de Cabernet Sauvignon o Cabo de Hornos sempre foi um excelente vinho, marcado pela estrutura e por aquele jeitão chileno mais potente. 
Gonzalo Castro

Gonzalo me explicou que na safra 2007 o corte do vinho foi alterado para 51% de Cabernet, 37% de Syrah, e 12% de Malbec, sua graduação alcoólica se manteve em 14,5% mas a sensação de boca é outra, macio, taninos finos e muito elegantes, olfativamente também muito mais complexo com frutas negras madura, chocolate, floral, pimenta e couro. Dei a ele 91 pontos. Interessante que para a safra de 2008 ao porcentual de Cabernet voltara a subir um pouco, portanto para aqueles que gostam de vinhos mais no estilo velho mundo, não percam esta oportunidade que pode ser única. Durante a apresentação tive a oportunidade de degustar também um untuoso Sauvignon Blanc 1865 de Leyda, um promissor Syrak Kankana de Elqui, e um gostoso Carmenére do Valle de Maule. Belo painel de vinhos, meus parabéns a San Pedro por produzi-los e a World Wine por viabiliza-los no Brasil.

World Wine - www.worldwine.com.br.  Fone – (011) 3383-7477
San Pedro - www.sanpedro.cl


Um comentário:

  1. Muito bacana o blog tommasi, gostaria de fazer uma parceria entre nossos blogs, eu lido mais com curiosidades, notícias e informações sobre vinhos. Atualmente tenho 2 blogs o http://gestaoevinho.blogspot.com.br e convido você para conhecer a loja de um amigo meu, a www.vinhobr.com.br

    ResponderExcluir