18 de abr. de 2012

Vinhos precisam amadurecer, garanto que vale a pena



Ontem participei de uma degustação com alguns outros amigos que fazem parte da confraria Dimenticaia onde o tema foi Merlot. Já à algum tempo tenho evitado tomar os vinhos jovens, mesmo aqueles mais simples pois acho vinho deve ser tomado mais maduro e redondo. Tive muitas discussões com pessoas que insistem em dizer que vinhos sul americanos não envelhecem bem, que isto é coisa para os grandes vinhos do velho mundo, mas continuo afirmando que isto não é correto e que todas as vezes que abri uma garrafa antiga sul americana de vinhos com algum potencial, sempre me dei bem ficando surpreso com o bom estado dos exemplares. Fuçando minha adega para encontrar o exemplar que ia levar encontrei 3 Merlot chilenos sendo um da safra 2000 e os outros dois de 1998. Minha escolha recaiu no Santa Alicia Reserva safra 2000, e não deu outra o vinho foi o campeão da noite, me deixando feliz e mais uma vez comprovando a teoria de que chileno envelhece bem. Claro que a degustação foi às cegas e foi interessante também notar que a grande parte dos comentários sobre o vinho 2 antes do Streep Tease foram de que o mesmo tinha características do velho mundo. Realmente uma notada muito prazerosa.  Vamos aos exemplares tomados e a sua classificação

1) Santa Alicia Reserva 2000 - Chile
2) Santa Ema Reserva 2007 - Chile
3) Chateau Rocher Calon 2008 - França
4) Cesconi Pivier 2007 - Itália
5) Abadal 5 - 2004 - Espanha
6) Pizzato DNA 99 - 2005 - Brasil
7) Fabre Montmayou Gran Reserva 2009 - Argentina
8) Espiritu de Chile 2006 - Chile
9) Logo Novo 2008 - Itália

Vinho bom não precisa ser caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário