27 de mar. de 2012

Appellation Saint Romain - Henri & Gilles Buisson


Devido algumas viagens internacionais não tenho tido muito tempo para atualizar meu blog, mas aproveitando as duas horas que tenho no trem de Dijon para Paris, vou aproveitar para postar uma “Appellation”que particularmente eu nunca tinha tomado antes: A Saint Romain. Tudo começou no meu primeiro dia do programa “Grands Jours de Bourgogne quando participei de uma apresentação sobre as principais vinhos da região, e claro que as expectativas foram confirmadas para todos aqueles ícones que todos sonham em tomar um dia: Os Corton, os Pommard, os Meursaults, os Echezeaux, os Romanée, os Richebourg, só para citar alguns. Mas desde cedo cultivo o habito de provar coisas que não conheço, e isto ocorreu com o Saint Romain. Tomei um  Sous La Velle Blanc 2010 do produtor Henri & Gilles Buisson e quando soube do preço de venda fiquei ainda mais intrigado.
 Duas noites depois tive a oportunidade de tomar novamente o mesmo vinho em um jantar com dois jornalistas Dinamarqueses que haviam se animado com meus comentários, e finalmente consegui uma visita ao produtor que ocorreu na 4ª passada. Seus vinhedos estão no centro de Saint Romain ( Cote D’Or) em um minusculo vale onde seus 19 hectares ocupam tanto o vale como suas encostas, lá produzem 3 brancos e 2 tintos sob esta denominação, mas a vinícola produz também outras “appellacion”como Pommard, Volney, Meursault, Auxey e outras. Fomos recebidos por Franck que nos fez conhecer os lindos vinhedos e posteriormente sua pequena e antiga vinícola onde degustamos sete de seus vinhos: Alem dos 3 Saint Romain Brancos , e dois tintos, tomamos também um Volney e um Meursault todos muito frescos e saborosos. Mas a idéia deste post é a de fazer vocês conhecerem o vinho que me encantou, assim como meu favorito entre os degustados durante minha visita. A maioria dos vinhedos deste produtor tem por volta dos 60 anos e estão localizados no Village de Saint Romain na Cote D’Or, sendo que dos 19 hectares de propriedade da família onze são plantados com Pinot Noir e oito com Chardonnay. Desde 1970 os vinhedos são tratados seguindo os princípios orgânicos e que foram certificados oficialmente em 2009 pelo ECOCERT
Franck Buisson e Walter Tommasi

Henri & Gilles Buisson Sait Romain Sous La Velle Blanc 2010 – Elaborado com uvas de vinhedos com até 50 anos, fermentação com bactérias indígenas, e malolatica , desengaçe de apenas 50% dos cachos e passagem de 12 meses por barricas, sendo 10% novas e o restante de um a esis anos de uso. - Palha brilhante, olfativamente limpo, flores brancas, mineral, pão tostado, pêssego e agradável cítrico. Na boca fresco, ótimo balanço de boca, corpo média e final de boca fresco e frutado. 89/100



Henri & Gilles Buisson Meursault 2009 - Vinhedos de 60 anos fermentação com bactérias indígenas, e malolatica, desengaçe de apenas 50% dos cachos e passagem de 12 meses por barricas, sendo 20% novas e o restante de um a seis anos de uso. -  Palha brilhante. Olfativamente, limpo mineral, floral, cítrico, e um ligeiro toque amanteigado e de amêndoas. Na boca, macio, elegante, boa acidez, corpo média e  persistência longa, com retrogosto mineral com toque ligeiro de pêssego. 90/100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário