11 de nov. de 2010

Os 50 Melhores Vinho de Portugal ( Parte II )



Conforme prometido segue a descrição dos vinhos que me marcaram entre os denominados As Melhores Compras:
 
O QUE MAIS ME AGRADOU
 
Muxagat 2008 – Espetacular vinho branco da Muxagat Vinhos uma vinícola fundada em 2002 que tem como proprietário e enólogo o jovem Mateus Nicolau de Almeida. Localizada no Douro Superior mescla uvas de duas vinhas diferentes a Vale Cesteiros e a Foz Coa. O vinho é elaborado com uvas de vinhas velhas entre elas Rabigato, Malvasia Fina e Gouveio, e passa por fermentação parcial em barricas. Vamos a suas principais características:  
Palha claro brilhante. Olfativamente marcado por aromas cítricos, toque herbáceo, muita mineralidade, e leve toque defumado. Na boca ótima acidez, cremoso, corpo médio, persistência longa, e ótimo final de boca NOTA 87/100 - Importador no Brasil Épice
 
O DIFERENTE






Afros Vinhão 2009 – Devo admitir que foi a primeira vez que um  vinho verde tinto me agradou. Produzido com práticas biodinâmicas por Vasco Croft proprietário da Afros Wines na Sub Região de Lima, Região dos Vinhos Verdes . Este vinho que é 100% elaborado com a uva Vinhão, é macerado e fermentado em lagares, e tem 12,5% de álcool. Vamos a sua descrição: Violáceo de alta concentração sem halo. Olfativamente complexo com framboesa, terroso, couro e especiarias. Na boca alta acidez, taninos finos, bom corpo e persistência, final de boca muito fresco. Definitivamente um vinho gastronômico NOTA 85/100 - Importador no Brasil Adega Tio Sam.



 Walter Tommasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário